Trabalho

Piauí abriu mais de 15 mil novas empresas no 1º semestre deste ano

Mais da metade dessas estão em Teresina, que teve um crescimento de 5,3% em relação ao mesmo período do ano passado.


Reprodução Piauí abriu mais de 15 mil novas empresas no 1º semestre deste ano
Mais de 15 mil empresas foram abertas no primeiro semestre de 2024, de acordo com a Junta Comercial do Piauí

Mais de 15 mil empresas foram abertas no estado no primeiro semestre de 2024, segundo o levantamento da Junta Comercial do Piauí (Jucepi). Mais da metade dessas estão em Teresina, que teve um crescimento de 5,3% em relação ao mesmo período do ano passado.

Atualmente, o Piauí possui 286.485 mil empresas ativas, o que denota um dinamismo econômico impulsionado pelo apoio contínuo de políticas públicas realizadas pelo governo Rafael Fonteles, que motiva o empreendedorismo e atrai novos investimentos ao Piauí, gerando mais empregos e renda para a população.

Para a presidente da Jucepi, Alzenir Porto, a atuação do Governo do Estado para atrair investimentos tem beneficiado todo o estado, mas a capital se sobressai. “Teresina tem aumentado consideravelmente o número de empresas, mas destacamos a dedicação do governador Rafael Fonteles, que não tem medido esforços para atrair novos capitais e novos investimentos para todo o Piauí”, afirma a gestora.

Além de Teresina, outros municípios do Piauí também registraram um crescimento considerável no número de novas empresas. Picos teve um aumento de 8,2%, Parnaíba teve um crescimento de 7,7% e Floriano apresentou um aumento de 6,8%. Esses números indicam um desenvolvimento econômico mais descentralizado no estado.

Setores em destaque

O levantamento mostra que o setor educacional apresentou um crescimento de 24,6% em relação ao mesmo período do ano anterior, seguido pelo setor de artes, cultura, esporte e recreação, que cresceu 20,3%; pelo setor de informação e comunicação, com 18,5%; pelo setor de alojamento e alimentação, que cresceu 18%; e pelo setor de agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura, com 17,6%.

Alzenir Porto também afirma que o crescimento do Piauí em outros setores dá ao estado uma cara nova, mostrando que o Piauí tem muitas potencialidades em diversos setores econômicos. “O Piauí está em progresso, tendo o setor de varejo e serviços em maior número. Mas, o crescimento de outras áreas sinaliza que grandes empresas estão procurando nosso estado, isso é importante para dar ao Piauí uma cara nova, mostrando a sua condição de competir dentro desse mercado”, ressalta Alzenir Porto.

Com informações da CCom.

Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: