Governo do Piauí - Notícias

Polícia Militar do Piauí inicia fase de testes para uso de câmeras corporais

A medida marca um avanço significativo no fortalecimento da transparência e da proteção tanto da atuação policial quanto do cidadão.


Ccom Polícia Militar do Piauí inicia fase de testes para uso de câmeras corporais
Polícia Militar do Piauí inicia fase de testes para uso de câmeras corporais

A Polícia Militar do Piauí deu início à fase de testes e treinamentos para a implementação do uso de câmeras corporais por policiais militares em atuação no Estado. A medida marca um avanço significativo no fortalecimento da transparência e da proteção tanto da atuação policial quanto do cidadão.

Segundo o comandante do Departamento Geral de Operações (DGO), coronel Jacks Galvão, a PMPI participa atualmente de dois projetos voltados à adoção da tecnologia. O primeiro, já em fase de treinamentos com o equipamento, proporcionou a aquisição de 100 câmeras corporais pela Secretaria da Segurança Pública. Destas, 80 foram destinadas à Polícia Militar — 40 para o Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE) e outras 40 para o Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTRAN).

“A empresa fez a instalação das docas, já foram definidos a distribuição e no mês de julho, essas câmeras corporais já estarão em uso. Além disso, dois veículos também serão equipados com sistemas de captação de imagem e leitura de placas, operando nesses dois batalhões”, explicou o coronel.

O segundo projeto é fruto de um convênio entre o Governo do Piauí e o Governo Federal, que contemplará o estado com 600 câmeras corporais. O Piauí foi um dos primeiros estados a aderir à iniciativa nacional. O recurso já foi disponibilizado e está em fase de licitação. E, no segundo semestre de 2025, já devem estar em operação.

“O Piauí foi um dos primeiros estados, talvez o primeiro, que fez o projeto, entregou e foi contemplado. Esse segundo projeto está em fase de licitação, com recurso federal já disponibilizado à SSP e prevê o uso de câmeras em unidades operacionais de Teresina e Parnaíba. Pela nossa experiência, é um número suficiente para atender todas as guarnições que atuam 24 horas nessas duas regiões”, detalha o oficial.

A iniciativa, de acordo com o comando da corporação, está alinhada ao compromisso com a legalidade, a transparência e o respeito ao cidadão. “Hoje nós temos como uma das principais metas do comando do coronel Scheiwann Lopes a transparência. Quando coloco a câmera no policial, estou mostrando que esse serviço é feito dentro da legalidade, obedecendo às leis”, reforça o coronel Jacks.

Ele destaca ainda o papel das câmeras na proteção dos próprios militares: “Essas câmeras servem também muito para absolver certas ações de policiais que têm sua conduta colocada em dúvida. Esses instrumentos mostram que a ação do policial foi dentro do estado de direito, dentro do cumprimento do serviço, e também asseguram e resguardam as ações do Policial Militar do Piauí”, finaliza.

Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: