Livraria Saraiva pede falência e encerra 109 anos de história
Pedido foi feito à Justiça que, agora, vai formalizar processo. Rede chegou a ter mais de 100 lojas espalhadas pelo país

A rede Saraiva de livrarias enfrenta uma crise tão profunda que a empresa agora se vê incapaz de determinar a extensão de suas dívidas e para quem as deve dinheiro. A empresa entrou com um pedido de falência.
Na petição submetida ao sistema judicial, a Saraiva declarou que perdeu o acesso aos seus sistemas de informações, o que a impede de compilar uma lista precisa de seus credores. Diante disso, a empresa tomou medidas legais solicitando que os provedores desses sistemas sejam intimados a conceder acesso à empresa por um período mínimo de 30 dias. Isso permitirá à Saraiva a oportunidade de finalmente elaborar uma lista atualizada e completa de seus credores.
Ao Globo, os advogados que representam a empresa afirmaram: “Tão logo lhe seja facultado acesso a todos os seus sistemas, a relação de credores corresponderá àquela que foi apresentada pelo administrador judicial “.
Vale lembrar que a Saraiva já enfrentava um processo de recuperação judicial desde 2018, com uma dívida de R$ 675 milhões, distribuída entre mais de 1,1 mil credores. Naquela época, a rede de livrarias operava 85 lojas em 17 estados.
Com informações do DCM
Deixe sua opinião: