Segurança Pública

Estelionatos sobem 8,2% em um ano e 360% em 7 anos

Por outro lado, os crimes de rua caíram vertiginosamente.


Reprodução Estelionatos sobem 8,2% em um ano e 360% em 7 anos
Golpe realizado com WhatsApp Web falso

Inúmeras câmeras espalhadas e o crescimento do processo de vigilância tem modificado o crime no Brasil, é o que aponta o Anuário de Segurança Pública, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. De acordo com o estudo publicado nessa quinta-feira (18), o crime contra o patrimônio no país teve uma mudança: roubos cara-a-cara caem, por outro lado, golpes virtuais e os estelionatos ficam cada dia mais comuns.

De acordo com o Anuário de Segurança Pública 2024, responsável por analisar dados do ano anterior, esta mudança reflete uma tendência mundial e agora consolidada no Brasil após a pandemia, quando uma parcela da população mundial se digitalizou de maneira mais forte.

“Entre 2022 e 2023, os estelionatos por meio virtual subiram 13,6%; o total de estelionatos cresceu 8,2. Na ponta oposta, chama atenção a forte queda no registro de roubos a bancos e demais instituições financeiras, de quase 30% no mesmo período, seguidos dos roubos a estabelecimentos comerciais, que caíram 18,8%”, relata o Anuário.

Ainda conforme o relatório, este processo agora cristalizado demorou cinco anos para se consolidar no país. Em 2018, o número de roubos superava o de estelionatos em cerca de 1 milhão, em 2023, há 1,1 milhão de estelionatos a mais que roubos, consolidando assim uma completa inversão nos registros destes tipos penais.

Dados do Anual de Segurança Pública, publicado pelo Fórum de Segurança Pública

Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: