Pensar Piauí

Precursor do Soul no Brasil, Cassiano morre de Covid aos 77 anos

Cantor e compositor, estava internado há um mês por complicações causadas pelo coronavírus

Foto: ReproduçãoCapa do álbum 'Apresentamos nosso Cassiano', de Cassiano
Capa do álbum 'Apresentamos nosso Cassiano', de Cassiano

O fundador do Brazilian Soul, cantor e compositor Cassiano, de 77 anos, morreu nesta sexta-feira (7) de Covid no Rio de Janeiro.

Ele estava internado desde o fim do mês passado no Hospital Estadual Carlos Chagas, em Marechal Hermes, na Zona Oeste do Rio. Segundo nota do hospital, o paciente Genival Cassiano dos Santos morreu às 16h30m.

Trajetória

Foto: ReproduçãoMúsica black de Genival Cassiano ainda influencia muitos artistas
Música black de Genival Cassiano ainda influencia muitos artistas

Genival Cassiano veio da Paraíba para o Rio em 1960. Era fã de João Gilberto e começou em um trio de Bossa Nova. Ele foi criador de um estilo vocal conhecido como Brazilian Soul, mas Cassiano gravou poucos discos como cantor. 

Cassiano compôs diversos sucessos da música brasileira, os principais gravados pelo Tim Maia, como "Primavera" e "Eu amo você". Suas músicas também foram gravadas por Marisa Monte, Djavan, Ivete Sangalo.

O músico também influenciou o rapper brasileiro Mano Brown, do Racionais MC’s, que na música “Vida Loka pt. 2” menciona o compositor.

Entre seus maiores sucessos estão "A lua e eu", da trilha sonora da novela O Grito (TV Globo, 1975 / 1976) e "Coleção" que virou sucesso nacional ao ser propagada em 1977 na trilha de outra novela da TV Globo, Locomotivas.

Assista o vídeo sobre Cassiano:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS