Fábio Novo cobra mais verba da Lei Rouanet para o NE
Durante encontro com gestores culturais, Fábio Novo defendeu mais recursos da Lei Rouanet

O deputado estadual Fábio Novo (PT) participou, nessa segunda-feira (13), da abertura do 1º Encontro de Gestores da Cultura do Piauí, representando a Assembleia Legislativa. O evento reuniu mais de 100 secretários municipais de cultura, além de representantes do Governo Federal e da gestão estadual. Entre os presentes, estiveram o ministro interino da Cultura, Márcio Tavares, e o secretário estadual de Cultura, Rodrigo Amorim.
Durante sua fala, o parlamentar destacou a importância do encontro como espaço de diálogo e fortalecimento das políticas públicas voltadas para o setor cultural. “Foi um momento importante de troca com gestores e fazedores de cultura que realmente fazem a diferença no nosso estado”, afirmou.
Fábio Novo também defendeu uma distribuição mais equitativa dos recursos da Lei Rouanet. Segundo ele, as regiões Norte e Nordeste ainda são subrepresentadas no acesso aos financiamentos da lei, apesar de concentrarem uma produção cultural rica e diversa. “É preciso corrigir esse desequilíbrio e garantir que esses recursos cheguem com mais força às regiões historicamente menos contempladas”, pontuou.
Outro destaque de sua participação foi o reconhecimento do protagonismo do Piauí na aplicação das leis emergenciais de fomento à cultura. “Somos o estado que mais distribuiu recursos na última edição da Lei Aldir Blanc e estamos prestes a alcançar 100% de adesão dos nossos municípios. Se todos confirmarem, poderemos investir até R$ 75 milhões este ano no nosso setor cultural”, celebrou o deputado.
O Encontro de Gestores da Cultura do Piauí segue com programação voltada à capacitação, troca de experiências e construção de estratégias conjuntas para o fortalecimento do setor em todo o estado.
Deixe sua opinião: