STF confirma audiências sobre tentativa de golpe de Bolsonaro
Depoimentos começam em 19 de maio, com exceção do tenente-brigadeiro Baptista

As audiências das testemunhas do núcleo 1 da investigação sobre a tentativa de golpe para manter Jair Bolsonaro no poder após sua derrota nas eleições de 2022 estão confirmadas para a próxima semana. Conduzido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o processo terá depoimentos colhidos por videoconferência entre os dias 19 de maio e 2 de junho, conforme agenda definida pelo ministro Alexandre de Moraes.
Com a decisão, Moraes rejeitou o pedido da defesa de Jair Bolsonaro (PL), que havia solicitado o cancelamento de todas as audiências.
A única alteração no cronograma envolve o depoimento do tenente-brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Júnior, testemunha de acusação indicada pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Inicialmente previsto para outra data, o depoimento foi remarcado para o dia 21 de maio, às 11h30, após o militar apresentar justificativa de viagem ao exterior.
“Considerando que a testemunha comprovou a impossibilidade de comparecer na data designada, redesigno a audiência para oitiva da testemunha comum Tenente-Brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Júnior para o dia 21/5/2025, às 11h30, por videoconferência. As demais datas e horários das audiências já designadas permanecem inalterados”, escreveu o ministro em sua decisão.
As audiências marcam o início da fase de instrução processual, quando são produzidas provas tanto pela acusação quanto pela defesa. A primeira oitiva está marcada para 19 de maio, às 15h, com testemunhas arroladas pela acusação.
Deixe sua opinião: