Saiba como corrigir erros no cadastro da aposentadoria do INSS
INSS modificou alguns procedimentos de correção de erros no Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis)
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) atualizou, por meio de uma nova portaria, os procedimentos para correção de erros no Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis), que é essencial para a liberação dos benefícios da Previdência Social.
Alterações nas regras
Com a nova portaria, agora é possível solicitar a inclusão, alteração, ratificação ou exclusão de informações divergentes, extemporâneas ou insuficientes a qualquer momento. Anteriormente, esse tipo de correção só podia ser feito no momento do pedido de aposentadoria.
Além disso, a portaria trouxe medidas para aprimorar os dados no Cnis, ajudando a prevenir fraudes e a evasão de contribuições. O Cnis registra as contribuições dos segurados ao INSS durante sua vida, sendo a base para o cálculo da aposentadoria.
A nova normativa também estabelece que os períodos de aprendizado realizados até 16 de dezembro de 1988 serão reconhecidos como tempo de serviço e contribuição. Isso inclui a frequência em escolas profissionais mantidas por empresas ferroviárias ou escolas industriais e técnicas.
Como conferir o Cnis?
Para consultar o Cnis, siga este passo a passo:
- Acesse o aplicativo ou site Meu INSS.
- Faça login com seu CPF e senha.
- Clique em "Do que você precisa?" e escreva "extrato de contribuição".
- Clique em "Baixar PDF" para obter o documento.
Como atualizar o Cnis?
Para solicitar a atualização do Cnis, o trabalhador deve reunir os documentos que comprovem a correção desejada. A solicitação pode ser feita por meio do Meu INSS, onde também é possível enviar os documentos, ou pela Central 135. Outra opção é comparecer pessoalmente a uma agência do INSS.
Os erros mais comuns no Cnis envolvem questões como valor de salário, data de início ou término de contratos de trabalho e omissões de informações. Durante o processo de atualização, o trabalhador pode solicitar a exclusão de vínculos de trabalho incorretos, corrigir remunerações e dados cadastrais, ou incluir informações adicionais, mesmo que a aposentadoria ainda não esteja próxima.
Deixe sua opinião: