Segurança Pública

PMs invadem velório e agridem familiares de homem morto pela polícia

A Secretaria de Segurança Pública informou, em nota, que a Polícia Militar abriu um Inquérito Policial Militar (IPM)


Reprodução PMs invadem velório e agridem familiares de homem morto pela polícia
PMs invadem velório

Durante o velório de um jovem de 18 anos, morto em um confronto com a Polícia Militar, uma confusão envolvendo o irmão e a mãe da vítima resultou em agressões por parte de policiais militares nesta sexta-feira (18), em Bauru, São Paulo.

O jovem Guilherme Alves Marques de Oliveira, de 18 anos, e Luis Silvestre da Silva Neto, de 21, foram mortos na noite de quarta-feira (17) durante uma operação policial no Jardim Vitória. Segundo o boletim de ocorrência, os policiais efetuaram 27 disparos, com um dos agentes disparando 15 vezes. Ambos os jovens morreram no local, com ferimentos na cabeça, tórax, abdômen e joelho. Eles estavam supostamente armados com pistolas de numeração raspada, e uma mochila com porções de drogas foi encontrada.

Durante o velório, realizado no Cemitério Cristo Rei, vídeos mostram a chegada de pelo menos cinco policiais militares que tentaram abordar o irmão de Guilherme, que estava junto à mãe, ao lado do caixão. As imagens revelam que a mãe, em desespero, abraça o filho na tentativa de impedir que ele seja levado pelos policiais. No entanto, ambos foram agredidos com golpes de cassetete, e, em um momento, a mãe foi empurrada contra uma pilastra.

Os policiais continuaram a agressão, desferindo tapas no irmão do jovem, que foi levado para fora da sala do velório. A mãe, novamente, tentou intervir. Em resposta ao incidente, a Secretaria de Segurança Pública informou, em nota, que a Polícia Militar abriu um Inquérito Policial Militar (IPM) para apurar a conduta dos policiais envolvidos e tomar as medidas necessárias. O boletim de ocorrência foi registrado como desacato, resistência e abuso de autoridade.

O irmão da vítima foi detido e liberado após o registro do caso na delegacia. O relato policial no boletim de ocorrência afirma que a equipe estava em operação quando avistou uma movimentação suspeita em uma área de pasto. Ao se aproximarem, os dois jovens teriam disparado contra os policiais, que revidaram. Mesmo caído, um dos homens teria continuado a atirar, segundo os policiais.

A Polícia Civil também esteve no local e encontrou um saco de lixo com mais drogas. As armas dos policiais envolvidos foram apreendidas para perícia, enquanto as armas supostamente utilizadas pelos jovens já estavam sob custódia da PM. A Secretaria de Segurança Pública informou que o caso foi registrado como morte decorrente de intervenção policial, tráfico de drogas, associação para o tráfico e tentativa de homicídio, e será investigado pela Polícia Civil.

Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: