Forte terremoto de magnitude 7,4 atinge Chile e provoca alerta de tsunami
Evacuação inclui costa de Magallanes e bases na Antártida

Um forte terremoto de magnitude 7,4 na escala Richter sacudiu o extremo sul do Chile na manhã desta sexta-feira (2), às 8h58 no horário local. O tremor teve epicentro a 218,1 quilômetros ao sul da cidade de Puerto Williams, na região de Magallanes e Antártica Chilena, a uma profundidade de 10 quilômetros, segundo o Centro Sismológico Nacional (CSN).
Devido à intensidade do abalo sísmico, o Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres (Senapred) emitiu um alerta de evacuação para toda a zona costeira da região, incluindo o Território Antártico, diante da ameaça de um possível tsunami.
“Solicitamos a evacuação de toda a zona costeira da região de Magallanes. Neste momento, nosso dever é estar preparados e seguir as orientações das autoridades”, afirmou o presidente Gabriel Boric em publicação na rede social X (antigo Twitter). Ele acrescentou que o Comitê de Gestão de Riscos de Desastres (COGRID) está em operação e que todos os recursos do Estado foram mobilizados.
As autoridades orientam que moradores e turistas se dirijam para áreas com, no mínimo, 30 metros de altitude em relação ao nível do mar. Imagens divulgadas nas redes sociais mostram pessoas caminhando de forma organizada em direção a zonas mais seguras.
O Instituto Antártico Chileno (INACH) informou à agência Reuters que as bases científicas instaladas na Antártida também estão sendo evacuadas como medida preventiva.
O tremor foi sentido em localidades próximas à Passagem de Drake, na fronteira marítima com a Argentina. Dois dias antes, um abalo sísmico de magnitude 5,9 já havia sido registrado na província argentina de La Rioja, aumentando o estado de alerta na região.
Segundo o Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Marinha do Chile (SHOA), as ondas provocadas pelo terremoto devem atingir a costa sul do país nas próximas horas. A Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (NOAA) estima que as ondas podem alcançar entre 0,3 e 1 metro na Antártida e de 1 a 3 metros na costa sul chilena.
Sirenes de alerta foram acionadas em diversas localidades, e o terremoto também foi percebido em partes do território argentino.
Deixe sua opinião: