Outros Temas

Ecoturismo cresce no Brasil e setor no Piauí se fortalece

Com belezas como o Parque Nacional da Serra da Capivara, o Delta do Parnaíba e o Cânion do Rio Poti, o Estado tem trabalhado para ampliar investimentos.


Chico Rasta/Ministério do Turismo Ecoturismo cresce no Brasil e setor no Piauí se fortalece
Ecoturismo cresce no Brasil e setor no Piauí se fortalece

O Brasil alcançou um marco histórico em 2024 ao registrar 25,5 milhões de visitantes em Unidades de Conservação (UCs), consolidando o crescimento do turismo de natureza como uma das principais apostas do país para aliar conservação ambiental, educação e desenvolvimento socioeconômico.

Segundo dados divulgados pelo Ministério do Turismo, os parques nacionais lideraram o movimento com 12,5 milhões de visitantes distribuídos em 61 unidades monitoradas. Em seguida, aparecem as áreas de proteção ambiental (11,2 milhões), as reservas extrativistas (1,3 milhão) e as florestas nacionais (362,9 mil).

Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, o avanço acompanha uma tendência global e reflete os investimentos realizados pelo Governo Federal em infraestrutura turística. “O aumento dos turistas reafirma nosso compromisso em fornecer infraestrutura adequada e garantir o controle de impacto ambiental nesses locais”, afirmou.

Piauí aposta no turismo sustentável

No Piauí, o cenário positivo nacional tem impulsionado a valorização do turismo de natureza. O secretário estadual do Turismo, Daniel Oliveira, destaca que as áreas protegidas representam um pilar estratégico para o desenvolvimento regional sustentável. “O Piauí tem um patrimônio natural e cultural riquíssimo. Nosso papel é garantir que esse potencial seja explorado de forma consciente, com responsabilidade e geração de oportunidades para a nossa região”, defendeu.

Com atrativos como o Parque Nacional da Serra da Capivara, o Delta do Parnaíba e o Cânion do Rio Poti, o Estado tem ampliado os investimentos em infraestrutura, capacitação de comunidades locais e promoção de roteiros turísticos ambientalmente responsáveis.

O fortalecimento do turismo em áreas naturais protegidas também tem sido viabilizado por parcerias entre órgãos públicos. Acordos entre o Ministério do Turismo, o Ministério do Meio Ambiente, o ICMBio e a Embratur têm como foco impulsionar o ecoturismo nas UCs federais, integrando conservação ambiental, educação, valorização cultural e geração de renda.

“O trabalho conjunto entre instituições permite que o turismo avance de forma economicamente viável e ambientalmente responsável”, destacou Celso Sabino.

Com esses esforços, o Brasil se consolida como referência mundial em turismo de natureza. E o Piauí, diante de seu potencial natural, reforça seu compromisso com um modelo de desenvolvimento turístico mais consciente, sustentável e inclusivo.

Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: