Governo do Piauí - Notícias

Agricultores da Quitanda recebem orientações sobre redução de desperdício de alimentos por estudantes da Uespi

A ação tem o intuito de aproximar os produtores da comunidade acadêmica.


Ccom Agricultores da Quitanda recebem orientações sobre redução de desperdício de alimentos por estudantes da Uespi
Agricultores da Quitanda recebem orientações sobre redução de desperdício de alimentos por estudantes da Uespi

Estudantes do curso de nutrição da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) promoveram, nesta terça-feira (1º),  uma atividade na Quitanda da Agricultura Familiar sobre o uso integral dos alimentos. A ação, que ocorreu no campus Torquato Neto, objetiva conscientizar sobre desperdício e uso consciente dos alimentos.

A Quitanda está todas as terças-feiras na instituição de ensino, como parte de uma parceria entre a Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) e a Uespi. A ação tem o intuito, para além de promover a comercialização de produtos da agricultura familiar, de aproximar os produtores da comunidade acadêmica.

Além da palestra para os agricultores, as estudantes distribuíram panfletos com orientações sobre higienização dos alimentos, como evitar o desperdício e receitas para serem feitas com partes que geralmente são descartadas: Chá de casca de maracujá, doce de casca de melancia, paçoca de casca de banana, entre outras.

“É um tema relevante por conta da redução do impacto ambiental, do desperdício do alimento e de um melhor aproveitamento dos nutrientes que estão nessas partes que geralmente são jogadas fora”, explica a estudante Vanessa Carvalho. Ela destaca ainda que, segundo o IBGE, em 2024, 46 milhões de toneladas de alimentos produzidos no Brasil foram descartados, um prejuízo estimado de R$61,3 bilhões por ano, além dos danos ambientais e sociais.

“Sempre a gente vê coisas novas, coisas diferentes, é bom”, disse a agricultora Teresinha Silva. Como produtora, ela já tinha visto produtos, como a farofa de carne de caju, oferecida pelas residentes e dá sua opinião sobre o uso integral dos alimentos naturais: “É bom saber que podemos aproveitar as coisas que a gente joga fora”, expõe.

O diretor de Inovação da SAF, Tiago Patrício, destaca que a parceria entre a secretaria e a Uespi tem permitido que agricultores familiares tenham acesso a novos conhecimentos. “Nossa parceria permite atividades como essa, que são um intercâmbio entre a comunidade acadêmica e os agricultores familiares, que permite que o conhecimento acadêmico chegue a um público maior”, cita.

Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: