Pensar Piauí

Parintins: A rivalidade deu lugar ao pesar e à emoção

Pela 1° vez na história o Boi Garantido esteve no curral do Caprichoso

Foto: ReproduçãoGarantido e Caprichoso
Garantido e Caprichoso

O Festival de Parintins é um evento cultural de tirar o fôlego que reúne milhares de pessoas em uma celebração única. No centro desse festival, estão os bois Garantido e Caprichoso, protagonistas de uma rivalidade histórica que se transforma em um espetáculo de cultura popular.

A história desses bois está enraizada na tradição cultural e no amor pela região amazônica. Só que essa rivalidade vai muito além da competição, refletindo a identidade cultural e o amor dessas comunidades pelos seus bois.

O Caprichoso, tem suas origens no ano de 1913, quando foi fundado por famílias nordestinas, Cid e Gonzaga. Com o passar dos anos, ele se consolidou como um dos símbolos mais importantes de Parintins.

O Garantido também foi fundado em 1913 e nasceu de uma promessa feita a São João Batista. Quando seu criador, Lindolfo Monteverde ficou gravemente doente, prometeu que, se fosse curado, construiria um boi para alegrar as pessoas durante as festividades de junho. 

A rivalidade entre os bois Garantido e Caprichoso é intensa e está presente em todas as edições do Festival de Parintins, um evento que exalta a cultura popular. Durante o evento, a cidade fica dividida entre os torcedores das duas agremiações, cada um vestindo as cores de seu boi com orgulho e paixão. 

Os torcedores do Garantido vestem-se de branco e vermelho, enquanto os do Caprichoso escolhem o azul e branco. 

A rivalidade é tão intensa que os torcedores nunca pronunciam os nomes dos contrários, usando sempre o termo “contrário” para se referir ao boi adversário.

As apresentações do boi Garantido e Caprichoso no Festival de Parintins são momentos de pura emoção e encantamento. Cada boi tem cerca de 2 horas e 30 minutos para mostrar toda a sua magia e envolver o público. O festival acontece ao longo de três noites. 

A rivalidade entre esses bois é intensa, mas sempre há espaço também para união e amor. Foi o que aconteceu no final de 2023. 

Marcos da Silva Azevedo, 59, conhecido como "Markinho", tripa do Boi Caprichoso, morreu dia 28 de dezembro passado, em Parintins. O artista sofreu um infarto. 

Markinho, iniciou a sua trajetória em 1986 como ajudante do mestre Jair Mendes. Em 1990, se tornou o tripa oficial e, além disso era quem confeccionava o Touro Negro.

Dor, tristeza e homenagens marcaram o velório dele mas uma presença surpreendente aconteceu. Pela 1° vez na história o Boi Garantido esteve no curral do Caprichoso. O rival foi lá prestar suas condolências pela morte do Markinho

A rivalidade deu lugar ao pesar e à emoção.

Veja também:

Terra de Garantido e Caprichoso: local onde se respira arte e cultura

Lula, a música Vermelho e os bois de Parintins

Carlos Monteiro - um andarilho da comunicação

ÚLTIMAS NOTÍCIAS