Pensar Piauí

Papa Francisco promove beatificação de João Paulo I

Popular e próximo do povo, o Papa Sorridente sucedeu Paulo VI em agosto de 1978, aos 65 anos. Veio contudo a morrer 33 dias e seis horas depois

Foto: DivulgaçãoPapas João Paulo I e Francisco
Papas João Paulo I e Francisco

O Papa Francisco presidiu neste domingo (4), em Roma, a missa de beatificação do Papa João Paulo I, conhecido como “o Papa Sorridente”. A celebração realizada é uma fase antes da canonização de Albino Luciani, nome de batismo do Papa João Paulo I, antecessor de João Paulo II.

Popular e próximo do povo, o Papa Sorridente sucedeu Paulo VI em agosto de 1978, aos 65 anos. Veio contudo a morrer 33 dias e seis horas depois, vítima de um ataque cardíaco.

Entre os fiéis no local estava o presidente italiano, Sergio Mattarella. Francisco referiu que João Paulo I viveu “na alegria do Evangelho, sem compromissos, amando até ao fim”.

Uma grande tapeçaria representando João Paulo I, que estava pendurada numa das paredes da Basílica de São Pedro, foi posta a descoberto durante a cerimónia.

Foto: DivulgaçãoJoão Paulo I
João Paulo I

Luciani, nasceu em 1912, no norte da Itália. Com doutorado em Teologia no Patriarcado de Veneza, foi nomeado cardeal por Paulo VI em 1973.

Durante seu curto pontificado, teve um estilo simples no seu modo de ser papa. Defendeu a oposição da Igreja ao aborto e à contracepção e deu início a uma reforma interna. Mostrou-se também muito sensível à pobreza, reforçando a importância de dar um “salário justo” a todos.

Segundo as regras, o reconhecimento das virtudes heroicas precede a beatificação, que exige um milagre. É necessário então um segundo milagre, validado pelo Vaticano, para ser “canonizado” e obter o estatuto de “santo”.

Albino Luciani tem um milagre atribuído: a cura inexplicável, em 2011, em Buenos Aires, de uma menina de 11 anos que estava morrendo, mas que teria se recuperado devido às orações do padre local invocando João Paulo I.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS