Pensar Piauí

Os donos do dinheiro vão pagar a parte que lhes toca nesta pandemia ?

Até agora não há sinais de que esta camada social participará da fatura

Foto: Jesus Rodrigues (arquivo)Jesus Rodrigues
Jesus Rodrigues

Por Jesus Rodrigues, ex-Deputado Federal

Quem vai pagar a conta da pandemia?

Vamos começar subindo os degraus das contas da pandemia.

Extremamente pobres? Esses já pagam todas as contas. Vivem sem direitos à cidadania mas poderiam ter uma ampliação do bolsa família. O Governo Federal já paga essa conta mas ainda fica em débito.

Ambulantes? Parabéns para o governo. Criou um abono de $600,00 para autônomos ou ambulantes. Seria um tipo bolsa família para um andar mais de cima, os quais, logo que a roda volte a girar, faturarão à vista e a vida continua, mas estariam assistidos durante a quarentena.

Assalariados? Primeiro o governo queria matar, autorizando a suspensão do contrato de trabalho/salário por até quatro meses. Deu um cavalo de pau e agora já abre crédito para empresas manterem as folhas em dia. Afinal o assalariado não pode ser chamado a pagar o pato, de novo.

Empresas? Sem clientes, quer dizer também sem faturamento. Como pagar as obrigações trabalhistas? Se aceitar não demitir por dois meses, recorre aos empréstimos e paga em parcelas com juros. Mas e os tributos? O município e o estado não deveriam cobrar. Alô Governador, o Prefeito da capital já flexibilizou o IPTU, falta V.Excia flexibilizar o ICMS, pois o IPVA a maioria já pagou dentro do novo calendário.

Municípios e Estados? Sem receberem tributos dos contribuintes como a máquina pública poderia funcionar? Chama o Governo Federal para ajudar nessa conta.

Governo Federal? Para atender todas essas demandas vai buscar dinheiro no tesouro. Será que temos o bastante?

Como se pode ver, não é uma escada perfeita, todos estaremos perdendo e pagando muito. Até mesmo os eventos religiosos passaram a ser considerados essenciais para que os fiéis invoquem a Deus para diminuir a conta de tamanho sofrimento.

Mas todos estão deixando de lado o último degrau da fama que são os credores de nossas dívidas. Aqueles que emprestam para o Brasil e para o resto do mundo não precisam desse dinheiro para cumprirem suas obrigações essenciais. Será que o ganho de juros para esses é tão sagrado e intocável?!

Alô Presidente, autoridades monetárias do mundo inteiro. Está na hora de chamar os donos do dinheiro e dizer o seguinte: PRECISAMOS DE UMA TRÉGUA NO PAGAMENTO DE NOSSAS DÍVIDAS.

Assim, todos, do primeiro ao último degrau, pagaremos uma parte da conta da pandemia e os credores, em tempo adequado, serão chamados para nova negociação.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS