Pensar Piauí

O DIA: jornal copia capa de 50 anos e fala de censura

O DIA: jornal copia capa de 50 anos e fala de censura

O jornal impresso piauiense O Dia trouxe na edição do último final de semana uma cópia da edição do mesmo jornal no dia 23 de setembro de 1967. "Nesta edição, o Jornal O Dia retrocede, volta no tempo exatos 50 anos, para questionar: a sociedade vive um período de retrocesso?".
O especial Transmídia fazia referência à onda de censura às artes que aconteceu no Brasil em São Paulo e Porto Alegre. No primeiro caso, a peça "O evangelho segundo Jesus, rainha do céu" foi cancelada por ter no papel de Jesus um travesti e, no segundo, a exposição "Queermuseu - Cartografias da Diferença na Arte Brasileira" foi suspensa após protestos e manifestações lideradas pelo Movimento Brasil Livre (MBL) e religiosos.
"Todo o debate gira em torno da existência da censura em um país que superou o regime ditatorial e tenta consolidar sua democracia aparentemente fragilizada. A onda de conservadorismo que acontece em progressão global avança pelo país e traz mais dúvidas que respostas. Afinal, há censura no Brasil?"
Entrevistado, o pesquisador Luis Felipe Brandão destaca que a censura faz parte de uma cultura política muito presente no Brasil. Ele faz uma distinção entre a censura moral (das diversões públicas, ligada a setores conservadores) e a censura política (a partir do Estado para controlar informações). "Pensadores como Jacques Ranciéré, Giorgio Agamben e Antônio Negri, vêm fazendo uma análise desse processo em que o cerceamento de liberdade, o avanço do discurso e das práticas neoliberais têm estabelecido um estado de exceção permanente, nas palavras de Agamben", observou.
Fica a dica de leitura. Excelente reflexão feita pela jornalista Glenda Uchôa.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS