Pensar Piauí

Conheça o alimento do brasileiro que pode destruir a demência

Além da pipoca, quinoa ou cerais integrais têm o mesmo efeito benéfico contra a doença

Foto: ReproduçãoUma idade com menos sofrimento

Terra - Uma pesquisa da Universidade Rush, em Chicago, traz uma boa notícia para os apaixonados por pipoca: comer um pacotinho  por dia pode ajudar a evitar a demência.

O estudo acompanhou 3.300 pessoas por seis anos. Os estudiosos da Universidade descobriram que aquelas que comiam 90 g ou mais de grãos integrais, como por exemplo pipoca levemente salgada, por dia tiveram uma redução cognitiva menor em comparação com aqueles que não comiam.

 Além da pipoca, quinoa e cerais integrais têm o mesmo efeito benéfico contra a doença. Pesquisadores acreditam que está relacionado com a forma como os grãos integrais "ajudam a regular o açúcar no sangue ou a promover um intestino saudável".

Pouco sal e sem manteiga
Porém, vale ressaltar que o estudo observa os benefícios da pipoca com pouco sal e sem manteiga. Um detalhe que chama a atenção é que a pipoca analisada como benéfica é aquela feita na panela e não no micro-ondas.

Estudos anteriores já indicaram que o consumo regular de pipoca de micro-ondas pode gerar danos cerebrais, como o Alzheimer, além de ter forte influência na obesidade.

Pesquisadores descobriram ainda que os participantes negros tinham mais probabilidades de comer mais cereais integrais do que os participantes brancos.

O que é demência?
A demência é uma síndrome caracterizada pela deterioração progressiva das funções cognitivas, incluindo a memória, o raciocínio, a linguagem e as habilidades sociais. Quando instalada, a doença interfere no dia a dia dos pacientes.

A demência não é uma doença em si, mas sim um termo que engloba um conjunto de sinais e sintomas neurológicos que podem ser provocados por diversas doenças neurodegenerativas diferentes. A mais comum é o Alzheimer.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS