Wellington Dias rebate fala preconceituosa de Betty Faria sobre o Bolsa Família
Comentário sobre caos no RJ levou a atriz aos assuntos mais comentados do X/Twitter
A atriz Betty Faria causou polêmica nas redes sociais ao associar a criminalidade em Copacabana, no Rio de Janeiro (RJ), ao Bolsa Família. O programa do Governo Federal tem o objetivo de transferir renda a famílias carentes, que considera a quantidade de filhos de cada uma.
No X/Twitter, a atriz de 82 anos, reagiu a um vídeo publicado pelo jornal O Globo que mostra um bando assaltando do Arpoador ao bairro de Copacabana minutos antes de roubo a agressão a um empresário.
Ao compartilhar a cena, Betty Faria criticou: "São os filhos do Bolsa Família, que não fez controle de natalidade". A fala levou o nome da atriz aos assuntos mais comentados da rede social. Internautas acusaram a famosa de ser “elitista” e “higienista”.
Em resposta a atriz, o ministro Wellington Dias, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, fez uma publicação nas redes sociais onde destaca a importância do programa e que atitudes como a de Betty “desconsideram o papel decisivo do programa na redução da desigualdade”.
Veja a íntegra:
As declarações da atriz Betty Farias atribuindo a onda de assaltos no Rio de Janeiro aos filhos do Bolsa Família é mais um exemplo de como o preconceito e a falta de informação distancia o Brasil das elites do Brasil profundo.
— Wellington Dias (@wdiaspi) December 7, 2023
Abordar as raízes dos problemas da maioria…
"As declarações da atriz Betty Farias atribuindo a onda de assaltos no Rio de Janeiro aos filhos do Bolsa Família é mais um exemplo de como o preconceito e a falta de informação distancia o Brasil das elites do Brasil profundo.
Abordar as raízes dos problemas da maioria esmagadora dos brasileiros, que luta a cada dia para alimentar suas famílias, é muito mais complexo, mas também muito honesto do que simplesmente alimentar estereótipos.
O Bolsa Família é um programa que protege mais de 19 milhões de famílias da pobreza, estabelecendo uma robusta rede que protege especialmente crianças, mulheres e pessoas em alta condição de vulnerabilidade.
Comentários como esse desconsideram o papel decisivo do programa na redução da desigualdade, uma realidade secular brasileira.
Convido a atriz para conhecer não só o Bolsa Família, mas todos os programas sociais do Governo Federal, que mais que dar alimento às pessoas, têm como desafio olhar com dignidade cada um dos brasileiros. Muito especialmente aqueles que não têm e talvez nunca terão condições de viver uma vida tão distante da realidade, como faz uma pequena, mas barulhenta, parcela de pessoas nesse país."
Deixe sua opinião: