Wellington Dias: de Paes Landim ao Conselho da Aliança Global Contra a Fome – orgulho do Piauí!
Wellington Dias foi o nome designado por Lula para, representando nosso país, cumprir esta tarefa de trazer dignidade à pessoa humana
O Piauí foi agraciado ontem com algo muito importante. Um de seus filhos recebeu tarefa das mais dignas que uma pessoa pública pode exercer. O ex-governador, senador e ministro Wellington Dias agora tem responsabilidade internacional. Ele irá compor o Conselho Gestor da Aliança Global Contra a Fome
O presidente Lula reuniu o G20 e, ao invés de ficar falando de guerra, de dívida, de impostos, o presidente da República pautou a questão da fome no mundo.
Ele, ao assumir seu primeiro mandato, disse, chorando, no Congresso Nacional, que se terminasse a sua gestão, fazendo com que o brasileiro tomasse café, almoçasse e jantasse, teria cumprido a sua missão de presidente.
Depois de pautar este tema no Brasil e após tirar o Brasil do Mapa da Fome, juntamente com sua sucessora Dilma Rousseff, Lula volta à Presidência da República e reencontra o país no Mapa da Fome. Novamente pauta o tema e, agora, internacionalmente, pois reúne o G20, o qual acolhe e assume este sonho de Lula, ou seja, que ninguém passe fome no mundo.
Destaque-se que este é um sonho simples, mas de profundo significado. Afinal de contas, ninguém era para nascer e passar fome, principalmente por que o mundo produz comida o suficiente para todas as pessoas fazerem três alimentações ao dia. Mesmo assim, para quase 800 milhões de pessoas no mundo falta o básico, falta alimentação.
E o Piauí foi agraciado porque tem em seu ex-governador, seu atual senador e ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, o nome designado por Lula para, representando nosso país, cumprir esta nobre tarefa, portanto, trazer dignidade à pessoa humana.
É bom fazer política quando a política está voltada para as reais necessidades do povo e do povo pobre, do povo que precisa da política, porque muitos não precisam. Convém não esquecer que muitos, mesmo não precisando, usam a política e se locupletam.
Mas o Piauí estará nesta tarefa, junto com mais 80 países do mundo, através da figura do seu ex-governador, Wellington Dias, para travar essa batalha, que é hercúlea, que é difícil.
Wellington, aquele menino que saiu das brenhas de Paes Landim, passou por Oeiras, e chegou à Caixa Econômica Federal de Teresina, daí ao Sindicato dos Bancários, à vereança, à Assembleia Legislativa, à Câmara Federal, ao senado e ao Governo do Estado.
Este mesmo menino que fez o PIB do Piauí aumentar vertiginosamente durante quatro gestões.
Este menino que interligou todas as cidades do Piauí por estrada asfaltada, que levou educação a todos os municípios do Piauí, que trouxe tecnologia e que melhorou substancialmente vários índices sociais, agora é incumbido por ninguém mais, ninguém menos, do que Luiz Inácio Lula da Silva, para levar à frente o sonho de que ninguém passe fome. Nenhum brasileiro e nenhuma pessoa do mundo. Somos irmãos, não interessa se nascemos na Etiópia, no Brasil, nos Estados Unidos, na França ou nos países da Ásia, todos somos seres humanos e nenhum ser humano deve passar fome. É o sonho de Lula, é o sonho de Wellington Dias.
Parabéns, a Lula, por tão importante chamamento ao mundo para um pauta tão necessária e parabéns ao Piauí por ter em Wellington Dias o homem que abraça a causa sem medo de ser feliz. Wellington Dias trabalhou para que o Piauí alcançasse o desenvolvimento, mas ele nunca se envergonhou de dizer que Guaribas e Acauã eram cidades onde a fome imperava e que ele tinha, como responsabilidade pública, tirar estes locais de humilhante situação. De braços dados a Lula ele foi atras e conseguiu fazer com que estes municípios, e outros do Piauí, avançassem socialmente e sua população estivesse longe da chaga da fome. A tarefa dele agora é internacional. Boa sorte, Índio.
Parabéns a Lula, parabéns ao Piauí, parabéns a Wellington Dias
O que é o Conselho Gestor da Aliança Global Contra a Fome
A Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, uma iniciativa lançada nesta segunda (18), na Cúpula de Líderes do G20 sob a Presidência do Brasil, dá um passo significativo em direção à sua operacionalização com o anúncio dos primeiros membros do seu Conselho de Campeões, tendo entre eles, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate a Fome, Wellington Dias, como titular pelo Brasil.
O Conselho de Campeões é composto por um grupo diversificado de representantes seniores provenientes dos membros da Aliança em seus pilares nacional, de conhecimento e financeiro. Seu principal foco é incentivar a participação ativa de países, instituições e organizações, além de ajudar a remover obstáculos e facilitar o estabelecimento de parcerias concretas orientadas para a ação e implementação de políticas no nível nacional.
Entre outros pré-requisitos, os Campeões designados devem exercer responsabilidade significativa ou influenciar o processo de tomada de decisões dentro de suas entidades afiliadas, especialmente no que diz respeito à implementação de programas.
Os primeiros 17 membros foram definidos a partir de manifestações de interesse dos países e organizações internacionais que participaram do desenvolvimento inicial e estabelecimento da Aliança Global, por meio de uma Força-Tarefa especial proposta pela Presidência do G20 do Brasil especificamente para esse propósito.
O Conselho de Campeões, quando totalmente constituído, será composto por até 50 membros, sendo 25 países e 25 organizações. O objetivo é que o Conselho completo também inclua países e organizações além da Força-Tarefa do G20, selecionados entre os membros mais amplos da Aliança Global, promovendo maior representatividade e impacto global. A primeira reunião do Conselho de Campeões completo está prevista para ocorrer no primeiro trimestre de 2025, marcando o início de sua plena operação.
Os primeiros Campeões da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza são:
Brasil : Wellington Dias, Ministro de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome
Suplente : Saulo Ceolin, Coordenador-Geral de Segurança Alimentar e Nutricional, Ministério das Relações Exteriores
Bangladesh : Representante sênior da Divisão Econômica Geral da Comissão de Planejamento de Bangladesh, representante a ser anunciado
China : Li Xin, Vice-Diretor Geral, Centro Internacional de Redução da Pobreza da China IPRCC
União Europeia : Sandra Bartelt, Conselheira Principal, Conselheira Principal para desenvolvimento sustentável do G7 e do G20, Comissão Europeia, Direção-Geral das Parcerias Internacionais
Alemanha : Ariane Hildenbrandt, Diretora-Geral do Departamento de Saúde Global, Igualdade de Oportunidades, Tecnologias Digitais e Segurança Alimentar, Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ)
Noruega : Anne Beathe Tvinnereim, Ministra para Desenvolvimento Internacional
Portugal : Ricardo Vitória, Subdiretor-Geral de Política Externa, Ministério dos Negócios Estrangeiros
Suplente: João Bezerra da Silva, Chefe das Unidades G20 e Global Gateway, Ministério dos Negócios Estrangeiros
África do Sul: representante a ser anunciado
Reino Unido: Melinda Bohannon,Diretora-Geral para Humanitário e Desenvolvimento, FCDO
Suplente: Jen Marshall Haugen, Vice-Diretora, Chefe do Departamento de Segurança Alimentar Global, Agricultura e Terras | Diretoria para Humanitário, Migração e Segurança Alimentat, FCDO
Presidente do Comitê das Nações Unidas para Segurança Alimentar Mundial : Embaixadora Nosipho Jezile
Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) : Maximo Torero, Economista-Chefe
Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) : Ron Hartman, Diretor de Engajamento Global, Parcerias e Mobilização de Recursos.
Organização Internacional do Trabalho (OIT ): Mia Seppo, Diretora-Geral Assistente para Emprego e Proteção Social
Suplente: Shahra Razavi, Diretora, Departamento de Proteção Social Universal.
Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) : Ferdinando Regalía, Diretor Executivo do Setor Social.
Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) : Pilar Garrido, Diretora de Cooperação para o Desenvolvimento
UNIDO: Gunther Beger, Diretor Executivo.
Programa Mundial de Alimentos (WFP) : Stanlake Samkange, Diretor de Parcerias Multilaterais e de Programas em Países.
Deixe sua opinião: