Outros Temas

Piauí tem evolução histórica na redução de insegurança alimentar e avança 24 pontos

Estudo divulgado pela Cepro aponta que o estado foi capaz de inverter índices e promover segurança alimentar.


Foto: ReproduçãoPiauí tem evolução histórica na redução de insegurança alimentar e avança 24 pontos
Piauí tem evolução histórica na redução de insegurança alimentar e avança 24 pontos

 

O Piauí teve uma diminuição de 24 pontos percentuais quando se trata de insegurança alimentar na série histórica entre 2004 e 2023, é o que apontam os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), compilados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais e Planejamento Participativo (Cepro), da Secretaria do Planejamento (Seplan).

Segundo o estudo, em 2004, 68,23 da população piauiense enfrentava insegurança alimentar, números acima da média nacional (39,69%) e do Nordeste (58,9%). Já em 2023, este índice diminuiu para 44,3%, enquanto a taxa de segurança alimentar recrudesceu para 55,7%.

Embora o Piauí ainda se mantenha acima da taxa nacional de insegurança alimentar (29,7%) e da média do Nordeste (40,7%), o estudo aponta que o estado foi capaz de promover a inversão das taxas de segurança alimentar durante o período, o que representa um avanço significativo, fazendo com que a segurança alimentar e tornasse regra, não exceção.

Foto: Divulgação/CeproGráfico de insegurança alimentar Brasil-Nordeste-Piauí nos últimos 20 anos
Gráfico demonstra redução significativa da insegurança alimentar moderada e grave na série histórica

 
Redução drástica e o impacto dos programas como Fome Zero

O estudo apresentado pela fundação Cepro denota diminuições estarrecedoras nos últimos 20 anos nas categorias de insegurança alimentar moderada e grave, que passaram de 26,48 e 11,93% para 8,7 e 4,9% respectivamente. Este último dado traz à tona a capacidade do estado em promover a diminuição dos casos mais extremos de privação alimentar.

“Essa mudança indica um avanço importante na capacidade das famílias de acessar regularmente uma alimentação adequada, refletindo provavelmente o impacto de políticas públicas e programas de suporte alimentar efetivos, a exemplo do Programa Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada e de todas as iniciativas que compõem o Fome Zero”, diz trecho do relatório apresentado.

Foto: Divulgação/CeproPiauí foi capaz de promover a inversão das taxas de insegurança alimentar
Piauí foi capaz de promover a inversão das taxas de insegurança alimentar

 

Piauí: paciente zero

Entre os dias 20 a 24 de maio o Piauí sediou os eventos do G20 Social e a reunião da Força-Tarefa por uma Aliança Global Contra a Fome a Pobreza. O estado, símbolo da construção dos programas Bolsa Família e Fome Zero recepcionou representantes de mais de 30 países para discutir os termos que farão com que os ODS 1 e 2 da Agenda 2030 sejam postos novamente nos trilhos após terem sido postos de lado pela maioria dos países signatários destes acordos na Organizações das Nações Unidas (ONU).

Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: