O I Encontro de Blogueiros Progressistas
Naquela ocasião o termo "ativistas digitais" ainda não era usado
Em 2010, São Paulo realizou o I Encontro de Blogueiros Progressistas - naquela ocasião o termo "ativistas digitais" ainda não era usado. Também existia uma proliferação de sites e blogs na internet. Aqueles com tendência política mais à esquerda se reuniram sob o nome de "Blogueiros Progresistas" e em 2022 realizaram o VII Encontro de Blogueiros Progressistas e Ativistas Digitais, desta vez no Rio de Janeiro. Neste evento foi deliberado que a partir dali o termo "blogueiros progressistas" deixaria de nominar os Encontros.
Veja agora detalhes de como foi o I Encontro de Blogueiros Progressistas:
Texto de Fábio Rogério Ramalho – Portal CTB publicado em 23/08/2010
Neste final de semana, dias 21 e 22, uma importante página da história da comunicação independente do Brasil aconteceu com a realização do 1º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas. O evento organizado pelo Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, alterCom e Movimento dos Sem-Mídia reuniu cerca de 300 autores de blogs, no Sindicato dos Engenheiros, em São Paulo.
Com o objetivo de discutir os temas relacionados a internet e a construção de veículos de comunicação alternativos no país, o encontro foi também uma ótima oportunidade para os blogueiros, estudantes, twiteiros e comentaristas conhecerem, pessoalmente, seus leitores e trocar experiências com renomados comunicadores num ambiente alegre e descontraído.
O evento foi, oficialmente, aberto na sexta-feira, num aconchegante Happy Hour que contou com um show do grupo de Luis Nassif, bandas e artistas convidados. No repertório os músicos apresentaram uma rica variação de choro, samba e MPB que contagiou o público presente e mostrou o para os participantes o que estaria por vir nos próximos dois dias.
No sábado, os trabalhos começaram com a discussão sobre o papel da internet e seus desafios na mesa composta por Rodrigo Viana (Escrevinhador), Leandro Fortes (BSB, Brasília eu vi), Paulo Henrique Amorim (Conversa Afiada), Luis Nassif (Luis Nassif Online) e Débora da Silva (Movimento Mães de Maio(MMM)).
Débora iniciou as discussões falando da importância do blog como instrumento de notícia alternativo e como isso é essencial para seu trabalho de apresentar o outro lado da notícia, já o MMM surgiu de um movimento de mães que tiveram seus filhos assassinados pela polícia do Estado de São Paulo, sob acusação de pertencerem ao Primeiro Comando da Capital (PCC).
Paulo Henrique Amorim chamou a atenção para a força da grande mídia e os que comunicadores independentes podem esperar. “O PIG (Partido de Imprensa Golpista) tem bala na agulha e vai resistir. Temos que nos preparar para enfrentá-los”, diz.
Na parte da tarde, os participantes debateram alternativas do como financiar a blogosfera – uma legião de blogs independentes das corporações de mídia -, as ameaças que estes veículos de comunicação sofrem das grandes corporações e as questões jurídicas.
No domingo, os blogueiros deliberaram a realização do segundo encontro nacional, em data e local a definir, além do cumprimento de eventos locais e regionais para a aprovação de moções em apoio a comunicadores.
Os participantes aprovaram, também, uma carta de princípios onde é defendida a liberdade de expressão, principalmente, na internet; democratização da comunicação; e universalização da banda larga no Brasil.
Deixe sua opinião: