Semarh reforça combate a incêndios com capacitação de novos bombeiros militares do grupamento aéreo
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e o Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMEPI) concluíram mais uma etapa importante no enfrentamento aos incêndios florestais no estado. Vinte novos militares participaram do IV Estági
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e o Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMEPI) concluíram mais uma etapa importante no enfrentamento aos incêndios florestais no estado. Vinte novos militares participaram do IV Estágio de Operações Aéreas, voltado ao fortalecimento das ações de preservação ambiental no período de estiagem. Durante o treinamento, foram repassados técnicas e métodos para a extinção do fogo em áreas de vegetação, contribuindo para a atuação integrada das forças estaduais.
O coordenador de Instrução e Prevenção aos Incêndios Florestais da Semarh, Shandallyê Araújo, destacou que o conhecimento técnico aliado a boas práticas faz toda a diferença na prevenção. “Orientar as comunidades sobre como evitar queimadas ajuda a preservar a qualidade de vida das pessoas, além de prevenir problemas respiratórios causados pela fumaça e reduzir os prejuízos econômicos decorrentes dos incêndios”, frisou.
O capitão William Borgea, do Corpo de Bombeiros e coordenador do curso, explicou que a qualificação é essencial para garantir mais agilidade e segurança nas operações em campo. “Com esse estágio, conseguimos preparar melhor as equipes para atuarem em situações reais, o que torna o combate ao fogo mais rápido e eficaz, reduzindo danos ao meio ambiente”, afirmou.
Para o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Feliphe Araújo, a capacitação reforça o compromisso do Governo do Estado com a preservação ambiental e a proteção das pessoas. “A formação de brigadistas e militares preparados é uma política de Estado que salva vidas, protege o patrimônio natural do Piauí e demonstra nossa responsabilidade com o futuro”, declarou.
A iniciativa faz parte do conjunto de ações do Governo do Estado para prevenir e combater incêndios florestais, especialmente no período de maior risco, que vai de julho a dezembro.
Deixe sua opinião: