Governo do Piauí - Notícias

Sesapi e Divisa promovem treinamento essencial para a qualidade nos atendimentos de Saúde em Bom Jesus

Nos dias 8 e 9 de julho, a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (Divisa), realizou, em Bom Jesus, uma Oficina com foco em três eixos fundamentais para a qualificação da atenção em saúde:

  • quarta-feira, 9 de julho de 2025
  • Admin

Nos dias 8 e 9 de julho, a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (Divisa), realizou, em Bom Jesus, uma Oficina com foco em três eixos fundamentais para a qualificação da atenção em saúde: Segurança do Paciente, Controle de Infecção e Saúde do Trabalhador.

A ação, que aconteceu no Centro Administrativo Francisco Cruz, teve como objetivo capacitar profissionais da rede municipal de saúde para a implantação de práticas que melhorem a qualidade do cuidado prestado à população e garantam um ambiente de trabalho mais seguro para os profissionais.

Foto: Ascom Divisa/ Sesapi

A capacitação contou com o apoio da gestão municipal e teve a participação expressiva de profissionais da Atenção Primária, Agentes Comunitários de Saúde – ACS, enfermeiros, fonoaudiólogos, psicólogos, agentes de endemias vigilância sanitária municipal e técnicos do Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Bom Jesus.

Também esteve presente na Oficina, o secretário municipal de saúde de Bom Jesus e vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/PI), Keppler Góis, que na oportunidade assinou o termo de adesão entre a Sesapi e município, com o compromisso de constituir o Núcleo Municipal de Segurança do Paciente. Ele reforçou a relevância da temática para a gestão pública de saúde e destacou a importância da iniciativa, ressaltando que a qualificação das equipes municipais é uma demanda constante dos gestores de saúde no estado.

Foto: Ascom Divisa/ Sesapi

Na ocasião, a equipe técnica da Divisa orientou os participantes sobre como constituir o núcleo e como elaborar o plano de ação do município. O plano de ação é um instrumento que possibilitará ao município organizar e fortalecer suas estratégias para prevenir incidentes e eventos adversos nos serviços de saúde, seja nas Unidades Básicas de Saúde, nos Ambulatórios Especializados ou nos cuidados assistenciais a nível domiciliar.

Os profissionais também foram incentivados a indicar Referências Técnicas (RT) em Saúde do Trabalhador, com foco na notificação de Doenças e Agravos Relacionados ao Trabalho (DART), no SINAN. As notificações de DART estão entre os indicadores estratégicos do Plano Plurianual (PPA) do Governo do Estado para o período de 2024 a 2027 e do Projeto de Desenvolvimento Humano (PDH), financiado pelo Banco Mundial, que visa promover melhorias estruturais e operacionais no SUS no Piauí.

A proposta da oficina realizada em Bom Jesus é articular as três temáticas como estratégia integrada de melhoria dos serviços de saúde. “Essa abordagem contribui diretamente para a redução de danos durante o processo de cuidado, promovendo ambientes mais seguros tanto para os pacientes quanto para os trabalhadores da saúde”, destacou a diretora da Divisa, Tatiana Chaves.

Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: