Segurança Pública

Caso Geminiano: ex-marido continua a fazer ameaças

O pensarpiauí traz à tona os fatos sobre o caso de Geminiano


Montagem/Pensar Piauí Caso Geminiano: ex-marido continua a fazer ameaças
Jairo Costa e Hildênia Veloso

Grandes fatos requerem uma nova visita para que tudo esteja, de fato, em seu eixo. O pensarpiauí publicou em 27 de setembro o "Caso Geminiano: versão da mulher, do candidato a prefeito e prisão do ex-marido" que narrou a prisão do candidato a vereador do município de Geminiano, Jairo Costa, acusado de agredir, coagir e ameaçar sua ex-esposa, Hildênia Veloso, com quem tem uma filha.

Escalada - O caso escalou a partir do dia 12 de setembro, mas, de acordo com Hildênia, as agressões já aconteciam há cinco anos.

Denúncia e coação – Após a agressão, Hildênia denunciou Jairo e no dia 14 de setembro, de acordo com a vítima e seu advogado, Herval Ribeiro, ela foi ameaçada de morte por Jairo se não gravasse um vídeo afirmando que os fatos denunciados eram mentira. Relembre abaixo.

Medida protetiva – Apesar do vídeo gravado, a denúncia ainda não havia sido retirada, ao passo que a Justiça concedeu uma medida protetiva à Hildênia em 17 de setembro. Seis dias depois, em 23 de setembro, ela foi novamente à Polícia e afirmou que Jairo descumpria a decisão, mas sem o flagrante configurado, ele acabou liberado.

Novas ameaças – Em 25 de setembro, Jairo voltou a ameaçar Hildênia, fazendo com que ela novamente gravasse vídeos e fizesse ligações para dizer que sua história era mentira. Neste dia, ele a levou à delegacia para retirar a queixa e, neste momento, ela conseguiu denunciar aos policiais que estava ali sob ameaça de morte, momento em que Jairo foi preso.

Preventiva – Em 28 de setembro, o juiz Expedito Costa Júnior decretou a prisão preventiva de Jairo Costa sob as acusações de lesão corporal, ameaça, constrangimento ilegal, com aumento da violência, dano e descumprimento de medida protetiva de urgência contra a ex-esposa.

Soltura – um Habeas Corpus impetrado pela defesa de Jairo Costa foi acatado pela Justiça na última sexta-feira (4), próximo às eleições municipais, nas quais ele concorria e obteve 126 votos, não sendo eleito.

Desdobramentos

Na ocasião dos fatos já trazidos pelo pensarpiauí, em 27 de setembro, Hildênia havia se negado a falar conosco. Este contato só acontece quando Jairo é preso e neste momento, dialogamos com seu advogado Herval Ribeiro. Hildênia voltou a procurar nossa reportagem na quarta-feira (9) com novos relatos sobre as agressões. Agora com Jairo solto, ela, teme pela vida, já que foi ameaçada de morte. Veja:

Ainda em setembro, nossa reportagem havia procurado Jairo Costa para saber sua versão dos fatos. Em ligação com nossa reportagem, ele afirmava que tinha provas de que sua ex-esposa havia se aliado a adversários seus, para prejudicar sua campanha política o difamando. Ele afirmou que viria à Teresina para nos apresentar as provas, mas foi preso em seguida Agora, após a soltura, a defesa do acusado traz novamente esta tese à tona. O advogado de Hildênia comentou este fato.

“A defesa do acusado Jairo, com o intuito nítido de confundir a opinião pública chega a dizer que [a Justiça] o inocentou das acusações que foram feitas. Isto não é verdade, o que foi impetrado, foi um habeas corpus que não analisou o mérito de nenhuma das acusações, até porque ele não tem essa finalidade.  O habeas corpus analisa tão somente a necessidade de ele estar ou não preso. Ele não foi inocentado de crime nenhum e continua sendo investigado por lesão corporal, constrangimento ilegal, danos e várias outras condutas delituosas”, disse Herval.

Paralisação

À nossa reportagem, Hildênia afirmou que Jairo não tentou contato direto com ela novamente desde que foi solto, na sexta-feira (4), mas que agora, ele se vale de outro expediente para atacá-la, de maneira indireta, falando com outras pessoas. Esta situação tem feito com que a vítima se sinta acuada cada vez mais. Ela está em Picos, com os pais.

“Meus dias estão totalmente parados, a gente não tem certeza de nada. É uma sensação de insegurança muito grande e de injustiça. Ele está livre, andando para todo canto, viajando e sorrindo por onde anda. As pessoas chegam e me dizem que ele está me difamando por onde passa e deixou todas as contas para que eu pague”, relatou Hildênia.

Versão de Jairo

o pensarpiaui tentou contato com Jairo e depois de mais de 24 horas sem retorno decidiu pela publicação do texto. O espaço continua aberto para o ex-marido expor sua versão.

Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: