Eleições 2024

Caso Geminiano: versão da mulher, do candidato a prefeito e prisão do ex-marido

O pensarpiauí traz à tona um resumo do fato que sacudiu a política do Vale dos Guaribas.


Reprodução Caso Geminiano: versão da mulher, do candidato a prefeito e prisão do ex-marido
Candidato a vereador de Geminiano, Jairo Costa é preso por descumprir medida protetiva

O candidato a vereador da cidade de Geminiano, Jairo Costa foi preso ontem (26) acusado de descumprir medida protetiva de emergência por agredir, coagir e ameaçar sua ex-esposa, Hildênia Veloso.

As acusações que recaem sobre o candidato são graves e o caso acontece desde o dia 12 de setembro, quando Jairo a agrediu pela primeira vez. Dois dias depois, Hildênia surgiu em um vídeo ao lado de Jairo negando todo e qualquer tipo de acusação. O caso veio à tona a partir do vídeo do canal de denúncias Geminiano Atento e não acaba por aí.  Assista:


Candidato a prefeito não se mete em assuntos pessoais

Jairo é apoiado pelo atual candidato a prefeitura de Geminiano, Jaillson Campos, do PSD e compõem a mesma coligação. O pensarpiauí procurou Jaillson, para saber de seu apoio mesmo após acusações tão graves. Questionado sobre sua posição de apoio à Jairo, ele disse que este problema é de esfera pessoal, mas não apoia atos de violência

"Sobre esse caso eu não me manifestei porque não faço parte desse problema. Ele é candidato a vereador por um dos partidos da nossa coligação e quanto ao ocorrido é um assunto pessoal dele com a sua esposa  no qual não tem o meu apoio quanto a atos de violência. É um assunto que pelo que já ouvi está sendo tratado pelo casal e acompanhado por um inquérito policial", disse o candidato a nossa reportagem.

Manifestações

O pensarpiauí procurou Jairo Costa na manhã da quarta-feira (25) para saber sua posição. Ao ver nosso questionamento, o candidato não respondeu mais as mensagens da nossa reportagem. À tarde, Jairo procurou o pensarpiauí e afirmou que tinha conteúdos capazes de provar que as acusações feitas por Hildênia não passavam de conchavo político com adversários e afirmou que nos mostraria este conteúdo, até então não revelado, na quinta-feira (26), em Teresina. No dia marcado, Jairo não respondeu mais a nossos contatos e foi preso em flagrante pela Polícia Civil de Picos, após descumprir a medida. 

Nossa reportagem também procurou Hildênia para saber a veracidade dos fatos. Em um primeiro momento, ainda na quarta-feira (25), ela afirmou que os problema se davam devido a candidatura de seu ex-marido. Hildênia ameaçou o pensarpiauí no sentido de que nada deveria ser publicado em seu nome, porque ela assim não admitia e que seus advogados estavam atentos a qualquer manifestação do pensarpiauí e da mídia em geral. Com a prisão de Jairo, o pensarpiauí novamente a procurou nesta sexta-feira (27) e ela se manifestou através de seu advogado, Herval Ribeiro, que confirmou as informações em um áudio. O advogado pediu que o conteúdo sonoro não viesse à tona, mas que poderia ser transcrito pela nossa reportagem. Você confere o conteúdo a seguir: 

"Bom dia. O que acontece é que no dia 12 de setembro ele lesionou e ameaçou Hildênia praticando o crime de violência doméstica e dois dias depois, 14 de setembro, tentando reverter a situação, ele ligou para a Hildênia, ela tem essa ligação gravada, ameaçando ela de morte, disse que daria cinco tiros na cara dela, e ele ainda diz assim 'ou melhor, dar dois tiros, um em cada joelho, para você ficar aleijado o resto da vida' e dizendo que se ela não gravasse o vídeo da forma que ele desejava ele ia concretizar essas ameaças. Então sob fortes e graves ameaças ela acabou neste dia 14 de setembro, gravando o vídeo, sendo obrigada por ele porque este vídeo que ela gravou não condiz com a realidade.

Dia 17 de setembro foi concedido uma medida protetiva pela Justiça, em favor da Hildênia para que o Jairo saísse de casa e ele nunca saiu da casa e aí o que foi que aconteceu? Dia 23, na segunda-feira, ela foi a polícia denunciar que ele estava descumprindo a medida protetiva. O delegado naquele momento entendeu que não houve o flagrante, ouviu todo mundo e liberou ele. Só que, dia 25, ele de forma simulada tentou se encontrar com ela e obrigou sob fortes ameaças de novo, gravar vídeos e fazer ligações. Então ele está tentando de forma covarde, sob fortes ameaças, obrigando ela a gravar esses vídeos e fazer essas ligações para tentar se livrar dessa primeiro fato verdadeiro que aconteceu no dia 12 de setembro. Ontem, como ele estava descumprindo uma medida protetiva de urgência ele foi preso em flagrante e no dia 25, quando ele a obrigou a gravar esses vídeos e fazer essas ligações, ele cometeu o absurdo de levar ela a delegacia sob forte ameaça dizendo que ela teria que mudar o depoimento, só que quando a Hildênia chega na delegacia, ela cria coragem e diz 'não, ele tá querendo é me matar', quando ele observa isso, ele foge e por isso não é preso em flagrante no dia 25, porque ele viu que a Hildênia não cederia as ameaças dele dentro da delegacia. Ele está forjando todos estes vídeos e áudios gravados por ela e tá querendo levar para o campo político o que é um nítido e claro crime de violência doméstica", afirmou Herval.

Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: