Implicações e desdobramentos do apoio de Bárbara do Firmino a Fábio Novo
A política do Piauí foi surpreendida hoje com o anúncio feito pela deputada Barbara do Firmino de apoio à pré-candidatura de Fábio Novo à prefeitura de Teresina.
Filha do ex-prefeito Firmino Filho, a parlamentar é a representação do legado do pai em Teresina.
A costura para o apoio acontecer foi feita no mais absoluto sigilo.
O segredo foi tão preciso que os líderes da oposição do governo do Estado, Ciro Nogueira, Silvio Mendes, Luciano Nunes e outros ficaram sabendo do fato pela imprensa.
O almoço deles hoje não deve ter tido a digestão que se espera.
Para o presidente nacional do Progressistas, Ciro Nogueira, a imagem que fica é que este cargo de fato é de Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados. Se Nogueira não controla nem os progressistas do Piauí, que dirá dos integrantes da sigla no aspecto nacional. Ciro se diz oposição a Lula, mas deputados de seu partido votam em propostas e ocupam cargos no governo petista, tudo sob a complacência de Arthur Lita.
Sílvio Mendes tinha a opção de ser candidato a prefeito, com a Bárbara de vice, e se apresentar com um certo tom de jovialidade. Agora, não mais. Muito provavelmente fechará numa chapa encabeçada pelo deputado Jeová Alencar. O que passa longe de ser uma novidade para Teresina.
O sigilo foi grande, mas os envolvidos mandaram recado. Barbara, por exemplo, foi a uma das últimas reuniões da oposição vestida de vermelho. Não foi ocasional aquilo.
Do lado da base aliada ao governo Rafael Fonteles o almoço de hoje também provocou alguns dissabores.
Aliados ensaiavam uma verdadeira guerra para apontar o cargo de vice-prefeito na futura chapa de Novo à prefeitura de Teresina.
Algumas pré-candidaturas eram postas quando o mundo político entendia perfeitamente que aquilo era apenas uma forma de pressão para no futuro se adquirir um quinhão melhor na composição do governo.
No anúncio de hoje, Fábio Novo não disse que Bárbara será sua vice. Há inclusive implicações legais. Mas a chegada de tão importante apoio político traz consigo a condição de algumas exigências.
Claro, tudo ainda dependerá da conjuntura política que os próximos meses vão indicar. Um político mineiro dizia que política é como nuvem: você olha para ela agora, está numa posição, olha, novamente com 2 minutos e já estará noutra posição. É aguardar.
Mas Bárbara tem muitos trunfos nas mãos. Um deles atende pelo nome Lucy Silveira, ex-deputada, viúva do prefeito Firmino Filho e mãe da mais nova apoiadora do Novo.
Fábio Novo tem o apoio irrestrito do governador do Piauí, Rafael Fonteles. Mesmo com todo o sigilo que envolveu a declaração de apoio de Bárbara à Fábio, é difícil imaginar Fonteles fora dessa operação. É um novo (sem trocadilho com o pré-candidato) jeito de fazer política no Piauí.
Deixe sua opinião: