Governo do Piauí - Notícias

Alfabetização na Nova Ceasa transforma a rotina de trabalhadores com aulas no local

Em meio ao intenso comércio da Nova Ceasa, em Teresina, um grupo de 28 trabalhadores do entreposto trocou parte de sua rotina de vendas por uma jornada de conhecimento. Permissionários, feirantes e pequenos empresários agora ocupam as salas de aula para a

  • quarta-feira, 9 de julho de 2025
  • Admin

Em meio ao intenso comércio da Nova Ceasa, em Teresina, um grupo de 28 trabalhadores do entreposto trocou parte de sua rotina de vendas por uma jornada de conhecimento. Permissionários, feirantes e pequenos empresários agora ocupam as salas de aula para aprender a ler e a escrever, graças ao Programa Alfabetiza Piauí, da Secretaria da Educação (Seduc).

Com aulas no turno da tarde, a turma é vinculada ao Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) Professora Maria Rodrigues das Mercedes, sendo formada exclusivamente por pessoas que atuam na própria Ceasa e que, por diferentes razões, não puderam concluir a alfabetização na infância ou juventude.

A Feirante Kellani da Conceição da Silva, de 30 anos, conta que foi a filha quem despertou o desejo de retomar os estudos. “Eu não conseguia ajudar ela nas tarefas de casa, nem resolver as coisas no banco. Isso me doía. Foi aí que eu decidi que não dava mais para adiar. Vim aprender a ler, escrever, e estou feliz. Nunca é tarde. A gente aprende cada dia mais, e isso é muito bom”, completa a aluna.

Dono de um pequeno comércio no bairro Esplanada, Antônio Vitor Costa dos Santos, de 71 anos, viu na chegada do projeto a oportunidade de realizar um sonho antigo. “A mente queria funcionar, mas eu não sabia por onde entrar. Era como se eu tivesse ficado para trás. Agora estou aqui, com gente que me acolhe, aprendendo, conversando e trocando. É um ciclo de aprendizado e de amizade. Digo para todo mundo: venha também, é possível”, incentivou o novo estudante.

“Acompanhar essa turma na Nova Ceasa tem sido uma experiência emocionante e enriquecedora”, afirma a professora Raimunda Soares Pimentel, diretora do Ceja Professora Maria Rodrigues das Mercedes. “Eles chegam com uma bagagem de vida rica, e nosso papel é justamente aproveitar esse conhecimento para fortalecer cada aprendizado. Ter uma sala de aula na Nova Ceasa significa proporcionar um ambiente acolhedor, inclusivo, que incentiva cada um a buscar seus sonhos”, celebrou a gestora.

A chegada da EJA à Nova Ceasa reflete a proposta do Programa Alfabetiza Piauí de atuar diretamente nos territórios, aproximando a aprendizagem da realidade das pessoas. A nova turma representa, na prática, o compromisso do Governo do Estado em tornar a educação um direito acessível a todos, sem deixar ninguém para trás.

Para o secretário Washington Bandeira, a turma da EJA na Nova Ceasa demonstra o poder transformador da alfabetização. “Levar educação a quem precisa é promover dignidade. Cada trabalhador da Ceasa que retoma os estudos, por meio da Busca Ativa do Alfabetiza Piauí, reforça nosso compromisso com o presente e o futuro das pessoas”, pontua Bandeira.

Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: