Governo do Piauí - Notícias

Defesa Civil e Secult articulam ações educativas de prevenção por meio do teatro

Representantes da Secretaria da Defesa Civil do Piauí (Sedec) se reuniram com o secretário da Cultura (Secult), Rodrigo Amorim, nessa terça-feira (8), para dialogar sobre a realização de ações em parceria entre os dois órgãos a fim de construir abordagens

  • quarta-feira, 9 de julho de 2025
  • Admin

Representantes da Secretaria da Defesa Civil do Piauí (Sedec) se reuniram com o secretário da Cultura (Secult), Rodrigo Amorim, nessa terça-feira (8), para dialogar sobre a realização de ações em parceria entre os dois órgãos a fim de construir abordagens lúdicas como uma estratégia para levar a informação e orientação sobre defesa civil e prevenção até as comunidades, por meio da dinâmica cultural, facilitando essa comunicação, utilizando a dramaturgia e o teatro como ferramentas.

O encontro ocorreu na sede da Secult e contou com a presença do diretor de Prevenção e Mitigação da Sedec, Werton Costa, e a gerente de Prevenção, Valdite Leão.

A ideia é fortalecer o diálogo com as comunidades tradicionais, mas principalmente com as crianças, utilizando uma linguagem simples e dinâmica, preparando-as para agir com consciência, responsabilidade e segurança.

“Defesa Civil e Secult iniciaram as tratativas para o desenvolvimento de ações prevencionistas que utilizem estratégias ancoradas em manifestações culturais e artísticas para uma educação de redução de riscos mais eficaz. A aposta na arte, na linguagem simples e no resgate de nossas tradições como ferramentas atitudinal para sensibilizar a sociedade para o autocuidado e segurança coletiva”, conta Werton Costa.

O diretor reforça ainda que o teatro é uma forma amigável de colocar as pautas ambientais e climáticas de forma clara e interativa para as crianças. “O que nós pretendemos na parceria Pactos, Secretaria de Defesa Civil e Secult, é construir uma proposta de intervenção com a clientela entre 4 e 7 anos, que possa ser bastante amigável, como um teatrinho, que coloque a questão da pauta ambiental e climática e da política pública de segurança e defesa civil de uma forma clara, muito interativa, para que nossas crianças já internalizem essa mensagem de auto segurança e autoproteção, levando também para dentro do lar a política de defesa civil de uma forma bastante clara, compreensível e envolvente”, explica Werton.

Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: