Política

Franzé Silva destaca sistema híbrido de votação

Parlamentar também falou sobre obras e geração de emprego.


Reprodução Franzé Silva destaca sistema híbrido de votação
Deputado Franzé Silva

O deputado Franzé Silva falou com a imprensa nesta quarta-feira (7) enquanto se dirigia para o plenário da Assembleia Legislativa do Piauí. Agora, com o regime híbrido já em funcionamento, o parlamentar petista tratou sobre as obras que acontecem nos gabinetes localizados do outro lado do prédio. A previsão de entrega, de acordo com o deputado, é no começo de setembro.

“Os membros decidiram que enquanto os gabinetes estiverem em reforma, permanecerá em regime híbrido, então será limitado por enquanto. Após a entrega dos gabinetes, nós iremos definir o quantitativo de presenças virtuais e a necessidade de presença física no plenário. Nosso cronograma com a construtora é que a obra seja entregue no fim de agosto, início de setembro”, disse Franzé.

Empréstimos, aquecimento da economia, empregos e responsabilidade fiscal

O Legislativo recebeu novo pedido de empréstimo do Governo do Piauí, através do Projeto de Lei Ordinária do Governo 53/2024, que visa autorizar o Executivo estadual a contratar operação de crédito junto ao Banco do Brasil no valor de R% 2,5 bilhões. Estes recursos serão investidos em infraestrutura de transporte (rodovias e outros modais), mobilidade urbana e obras de urbanização. O projeto já foi lido no plenário e agora segue para as comissões em busca da aprovação e assim, retorno ao Karnak para execução.

Neste sentido, o presidente da Casa falou sobre um olhar atento ao limite fiscal do Piauí, mas principalmente sobre a geração de emprego e aquecimento da economia enquanto se investe em aparelhos públicos.

“Nós temos um cuidado, especialmente com o nível de endividamento. Enquanto o estado do Piauí tiver uma folga, nós sabemos que é uma forma de trazer recurso e aquecer a economia. Quando se faz um investimento de um equipamento público, seja ele na área da saúde, educação, da mobilidade urbana, esse equipamento além de dar retorno a comunidade, aquece também a economia, quem vende os insumos e quem emprega. A geração de empregos é uma matriz muito forte nesse processo captado através de investimento. Nosso olhar cuidadoso é com o nível de endividamento, então enquanto a gente tiver essa segurança, iremos discutir e aprovar”, reiterou.

Eleições 2024 de olho em 2026

Franzé não é um homem novo na política e tem ciência que a vaga para deputado federal começa a ser construída bem antes das eleições majoritárias. Com os olhos em 2026, o parlamentar. A importância do sistema híbrido de votação na Alepi se dá também por este motivo.

“Não só a minha, mas de qualquer parlamentar seja ele que vai concorrer a um cargo estadual ou federal passa pela eleição de 2024 e não é à toa que nós tivemos a preocupação de implantar o sistema hibrido porque muitos parlamentares estaduais estarão nas suas bases, como os federais estão. Então não podemos perder a capacidade de entregar leis e resultados à população por conta da votação no interior. A eleição municipal não pode atrapalhar o andamento da casa, por isso tivemos o foco de entregar este sistema antes do processo eleitoral”, finalizou.

Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: