Economia

Efeito Lula: desemprego cai a 7,1%

País tem mais de 100 milhões de pessoas empregadas, segundo IBGE


Ricardo Stuckert Efeito Lula: desemprego cai a 7,1%
Lula

A taxa de desemprego no Brasil caiu para 7,1% no trimestre móvel encerrado em maio, chegando ao menor patamar para o período desde 2014, de acordo com relatório divulgado nesta sexta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O índice apresentou queda de 0,7 ponto percentual na comparação com o trimestre entre dezembro e fevereiro e de 1,2 ponto em relação ao período de março a maio de 2023.

A população desempregada no fim de maio era de 7,78 milhões de trabalhadores, queda de 751 mil na comparação com o trimestre anterior, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua.

Em relação a março-maio de 2023, a redução foi de 1,16 milhão de pessoas, enquanto a população empregada alcançou 101,3 milhões, recorde na série histórica iniciada em 2012, com alta de 2,93 milhões em um ano.

Nas redes, Lula comemorou e usou o índice para alfinetar o mercado, que tem feito projeções pessimistas e fora da realidade sobre a economia brasileira. "O Brasil está gerando empregos e está com a menor taxa de desemprego em 10 anos. Mais uma melhora acima das expectativas".

Com informações do Terra

Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: