Eleições 2024

De olho em novos eleitores, Boulos incorpora propostas de Tabata e Marçal

Boulos concedeu entrevista aos jornais O GLOBO e Valor Econômico, além da rádio CBN


Ricardo Stucked De olho em novos eleitores, Boulos incorpora propostas de Tabata e Marçal
Guilherme Boulos

O candidato à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (PSOL), fez um gesto ao eleitorado do influencer Pablo Marçal (PRTB), que não avançou ao segundo turno da eleição municipal. Boulos afirmou que, se eleito, pretende incorporar ao seu plano de governo algumas propostas de Marçal, como as escolas olímpicas, que unem educação e atividades físicas, além do incentivo ao empreendedorismo.

Boulos abordou o tema durante uma entrevista concedida aos jornais O GLOBO e Valor Econômico, além da rádio CBN, na manhã desta quinta-feira (10). A princípio, o evento seria o primeiro debate entre ele e Ricardo Nunes (MDB) antes do segundo turno. Contudo, o atual prefeito recusou o convite, transformando o debate em uma sabatina com o candidato do PSOL. No início da semana, a equipe de Nunes sugeriu um formato de pool entre veículos de comunicação para diminuir o número de debates, sugerindo a realização de três eventos, o que corresponde ao limite de debates realizados entre o primeiro e o segundo turnos desde 1992. Em nota à imprensa, Nunes justificou sua ausência dizendo que seria "impossível atender às solicitações de sabatinas, entrevistas individuais, demandas de mídia e as ações diárias do período eleitoral".

Com a ausência de Nunes, Boulos aproveitou para criticá-lo, acusando-o de fugir do debate. “Eu lamento que o prefeito Ricardo Nunes tenha evitado o debate. Isso é ruim para a democracia. É desrespeitoso com os eleitores de São Paulo, mas não me surpreende. Este é o mesmo candidato que, por três anos e meio, fugiu de suas responsabilidades como prefeito”, afirmou.

Boulos também insinuou a existência de caixa dois na campanha de Nunes, ao comparar os gastos de ambos. “Pergunte a qualquer pessoa nas ruas de São Paulo qual é a campanha mais cara. A diferença é que eu não uso caixa dois. Minha campanha é totalmente transparente”, afirmou. 

Boulos buscou atrair o eleitorado de Marçal ao se posicionar como o candidato da renovação, reforçando seu distanciamento da política tradicional paulistana. Ele destacou o apoio de Jair Bolsonaro a Nunes e questionou: “Quais secretários o Bolsonaro vai indicar em uma eventual nova gestão de Nunes?”. Nunes já havia mencionado que poderia consultar o ex-presidente para compor seu secretariado, caso fosse reeleito.

Parte do eleitorado de Marçal é crítica tanto aos políticos tradicionais quanto aos novos que se aliaram a figuras estabelecidas. Segundo uma pesquisa Quaest divulgada antes do primeiro turno, 48% dos eleitores que votaram em Bolsonaro em 2022 planejavam votar em Marçal em 6 de outubro, um número 13% maior do que o registrado para Nunes.

Boulos também fez um aceno ao público de Tabata Amaral (PSB), prometendo incluir em seu plano de governo três propostas da deputada federal: um programa de crédito para jovens empreendedores de 18 a 29 anos, suporte para mães de crianças autistas, e a construção de um centro de inovação envolvendo universidades e empresas. Tabata, que obteve 9,91% dos votos no primeiro turno e ficou em quarto lugar, declarou apoio a Boulos logo após o resultado de domingo (6), chamando seu voto de "um voto de coragem". Ela afirmou: “Eu vou votar em Guilherme Boulos no segundo turno, pois não consigo apoiar um projeto liderado por Ricardo Nunes. No entanto, saibam que eu e Boulos representamos projetos absolutamente diferentes para São Paulo e para o Brasil”.

Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: