Pensar Piauí

Pesquisador brasileiro recebe prêmio internacional de saúde por pesquisa sobre Covid

A distinção reconhece cientistas por sua contribuição à saúde pública por meio da defesa e promoção da ciência

Foto: DivulgaçãoPedro Hallal
Pedro Hallal

 

O epidemiologista gaúcho, Pedro Hallal, foi laureado pela Associação Americana de Saúde Pública, em Atlanta, Estados Unidos, com o prestigioso prêmio David P. Rall Award for Advocacy in Public Health (“Prêmio por Defesa da Saúde Pública”, em tradução para o português). A distinção reconhece cientistas por sua contribuição à saúde pública por meio da defesa e promoção da ciência.

Hallal, professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), foi reconhecido por liderar o estudo sobre a Evolução da Prevalência de Covid-19 (Epicovid), um trabalho fundamental no mapeamento da propagação do coronavírus no país durante um dos momentos mais críticos da crise sanitária.

O epidemiologista expressou sua satisfação com o reconhecimento: “Esse prêmio mostra que a ciência valoriza quem permaneceu fiel à verdade durante toda a pandemia.”

Ao receber o prêmio, Hallal enfatizou ser “de um país que enfrentou uma mortalidade acumulada por covid-19 quatro vezes maior que a média mundial” e dedicou a homenagem às famílias afetadas pela doença.

Com planos ambiciosos, em dezembro, Hallal lançará o Epicovid 2.0, uma iniciativa dedicada a investigar os impactos pós-covid na vida da população brasileira, trazendo uma visão crucial para compreender os desdobramentos da pandemia.

No auge da pandemia (em abril/2021) Pedro Hallal concedeu entrevista exclusiva ao pensarpiaui e falou sobre seu trabalho. Reveja:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS