Pensar Piauí

Morre Alberto da Costa e Silva, diplomata, poeta e membro da ABL

Autor de 40 livros, era diplomata, poeta, ensaísta, memorialista e historiador

Foto: ReproduçãoMorre Alberto da Costa e Silva, membro da Academia Brasileira de Letras
Morre Alberto da Costa e Silva, membro da Academia Brasileira de Letras

Membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), o diplomata Alberto da Costa e Silva, filho do poeta piauiense, Da Costa e Silva, morreu na madrugada deste domingo (26), aos 92 anos. Ele morreu de causas naturais, de acordo com a ABL, e a cerimônia de cremação acontecerá nesta segunda-feira (27), apenas para familiares. 

Seu pai, é, para muitos, o grande poeta do Piauí, nasceu na cidade de Amarante e inclusive autor da letra do hino piauiense. O Museu das Letras do Piauí “Casa Odilon Nunes” que fica em Amarante, tem um espaço dedicado ao poeta. 

Uma equipe da Revista Revestrés o entrevistou em 2020. Nessa entrevista ele falou da sua relação com o Piauí. 

“Na primeira vez que fui a Amarante, faz muitos anos, faz décadas, fiquei realmente deslumbrado com a beleza da parte antiga da cidade. Se fez muito claro em mim porque o poeta fez aqueles versos “A minha terra é um céu, se há um céu sobre a terra; É um céu sobre outro céu, tão límpido e tão brando”, porque é exatamente isso. Aquele casario, aquela rua de casas antigas, é realmente um esplendor.”, disse o poeta. 

Costa e Silva era diplomata, poeta, ensaísta, memorialista e historiador. Escreveu mais de 40 livros, entre poesia, ensaio, história, infanto-juvenil, memória, antologia, versão e adaptação. Em 2014, foi o vencedor do Prêmio Camões, entregue pelos governos de Brasil e Portugal a grandes escritores de língua portuguesa. 

Se destacou como um dos maiores especialistas brasileiros em cultura e história da África - continente onde atuou como diplomata por quatro anos, como embaixador do Brasil na Nigéria e no Benin.

Em mais de 30 anos de trabalho como diplomata, também atuou em Portugal, Colômbia, Paraguai, Itália, Espanha, entre outros países. 

História

Alberto Vasconcellos da Costa e Silva nasceu em São Paulo, em 12 de maio de 1931, e fez os estudos primários e iniciou o curso secundário em Fortaleza. Em 1943, mudou-se para o Rio de Janeiro. Diplomou-se pelo Instituto Rio Branco em 1957.

Foi Doutor Honoris Causa em Letras pela Universidade Obafemi Awolowo (ex-Uni­versidade de Ifé), da Nigéria, em 1986, e em História pela Universidade Federal Fluminense, em 2009, e pela Universidade Federal da Bahia, em 2012.

Eleito para a Academia Brasileira de Letras em 2000, foi o quarto ocupante da Cadeira nº 9, na sucessão de Carlos Chagas Filho. Costa e Silva presidiu a entidade no biênio 2002-2003. Era também Sócio correspondente da Academia das Ciências de Lisboa e da Academia Portuguesa da História.

Com informações do O Tempo 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS