Pensar Piauí

Mestre Expedito morre aos 89 anos em Teresina

Ele foi um dos maiores artesãos do Piauí

Foto: cidadeverde.comMestre Expedito
Mestre Expedito

Morreu em Teresina nesta sexta-feira (9), aos 89 anos, Mestre Expedito, um dos maiores artesãos do estado e referência mundial em arte santeira.

A Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (SUDARPI) divulgou a seguinte nota:

É com muito pesar que a Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (SUDARPI) comunica a morte do mestre Espedito, um dos maiores artesãos do estado, que faleceu em Teresina, nesta sexta-feira (9), aos 89 anos. O velório vai acontecer a partir das 21h, na Pax União, e segue no sábado (10). A previsão é que o enterro aconteça no domingo, às 16h, no cemitério Jardim da Ressurreição. A família aguarda a chegada em Teresina de dois filhos do escultor.
Mestre Expedito, é um dos mais importantes representantes da arte santeira do Piauí, que tem o mestre Dezinho como seu maior expoente. Autodidata, já naquela época, sem que ninguém ensinasse, o menino, sozinho, fazia ex-votos para as procissões, que por lá eram chamados de “milagres”. Produzia também jogo de malas/baús, fazia calçados, trabalho de marcenaria, instrumento musical - comprava a escala musical e copiava para os colegas. Não cobrava, oferecia como presente. 
Mestre Expedito nasceu em Domingos Mourão, Piauí, no ano de 1932. Morando muito longe do mar, mas com uma queda especial por barcos, se inspirou em uma de suas obras mais famosas: um barco com mais de três metros de comprimento, com os apóstolos dentro. Mudou-se para Teresina em 1969. Seu atelier, um galpão bastante grande bem ao lado da casa onde trabalha.  Mesmo com a idade avançada, o artista e sua alma criativa, seguiam fazendo planos de continuar. Vivendo somente de suas esculturas, Expedito formou todos os filhos e começou a pintar telas, as quais chama de pintura primitivista.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS