Cultura

Mary Terezinha, lenda da música gaúcha, morre aos 79 anos no RS

Mary Terezinha ficou eternizada na memória popular brasileira ao lado de Vítor Mateus Teixeira, o Teixeirinha


Reprodução Mary Terezinha, lenda da música gaúcha, morre aos 79 anos no RS
Mary Terezinha, um grande nome da múdica tradicional gaúcha

A cantora, compositora e acordeonista Mary Terezinha, referência incontornável da música tradicional do Sul do Brasil, faleceu na tarde desta segunda-feira (30), aos 79 anos, em Porto Alegre. Nascida Mari Terezinha Cabral Brum, em 30 de março de 1946, na cidade de Tupanciretã (RS), ela morreu de causas naturais em um residencial geriátrico no bairro Jardim Lindóia, onde vivia nos últimos anos. A informação foi confirmada por sua filha, Liane Teixeira, de 49 anos.

Segundo Liane, a mãe parecia estar bem pela manhã e sofreu um mal súbito logo após o almoço, enquanto assistia à televisão. Nos últimos tempos, Mary enfrentava complicações de saúde, agravadas por uma fratura no fêmur e pelo isolamento da pandemia, que a afastaram dos palcos e da vida pública.

Mary Terezinha ficou eternizada na memória popular brasileira ao lado de Vítor Mateus Teixeira, o Teixeirinha, com quem formou uma das duplas mais emblemáticas da música regional. Juntos por 24 anos, entre a vida pessoal e a carreira artística, o casal teve dois filhos — Alexandre e Liane — e dividiu gravações de discos, palcos e o protagonismo de 12 filmes que marcaram gerações. Obras como Coração de Luto (1967), Ela Tornou-se Freira (1972) e O Gaúcho de Passo Fundo (1978) ajudaram a consolidar o mito de Teixeirinha e a consagrar Mary como a “menina da gaita”.

Mesmo após o fim da dupla, em 1984, Mary seguiu carreira solo, cultivando sua arte com autenticidade e independência. Nos últimos anos, aproximou-se da música gospel, mantendo viva sua relação com a espiritualidade e o público.

“Minha mãe foi uma pioneira. Na música e na vida pessoal, sempre foi autêntica, corajosa, nunca escondeu quem era. Morreu em paz”, disse Liane, emocionada, à imprensa.

O velório de Mary Terezinha será realizado nesta terça-feira (1º), a partir das 13h, na Capela Premium do Cemitério João XXIII, em Porto Alegre. A cerimônia de despedida está prevista para as 19h no mesmo local.

Mary deixa os filhos Alexandre e Liane, e o neto Francesco, de 14 anos.


Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: