Pensar Piauí

Marina Silva está na lista das personalidades mais influentes da Time

Ministra Marina Silva foi escolhida pela publicação como uma das 100 pessoas mais influentes de 2024

Foto: Roberto Moreyra/Agência O GLOBOMarina Silva
Marina Silva

 

O compromisso do governo brasileiro com o combate ao desmatamento e à mudança do clima foi destacado pela revista Time nesta quarta-feira (17/4), que escolheu a ministra Marina Silva como uma das 100 pessoas mais influentes de 2024. Segundo a publicação, a liderança da ministra no MMA está “reconstruindo a capacidade do Brasil de combater o desmatamento na Amazônia”.

A revista americana divulga anualmente uma lista das 100 pessoas mais influentes do planeta, escolhidas por grupo de editores e representantes escolhidos pelo periódico. A ministra é a única brasileira homenageada na edição de 2024.

“Como ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, [Marina] está reconstruindo a capacidade do Brasil de combater o desmatamento ilegal desenfreado na Amazônia”, diz o texto escrito por Christiana Figueres, ex-secretária-executiva da da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCC, na sigla em inglês).

Em 2023, com a retomada da governança e da fiscalização, a área sob alertas de desmatamento na Amazônia caiu 50% em comparação com 2022, segundo dados do sistema Deter, do Inpe. A redução evitou o lançamento na atmosfera de aproximadamente 250 milhões de toneladas de gases causadores do efeito estufa, equivalente às emissões anuais de um país como a Colômbia.

Figueres destaca também o compromisso da ministra com a transição energética do país e a produção descentralizada de energias renováveis. Reforça ainda que as agendas ambientais e climáticas são centrais na presidência brasileira do G20, fórum que reúne as principais economias do planeta.

“Internacionalmente, Marina defende que reconsideremos nossas perspectivas limitadas sobre o que a proteção da natureza pode nos custar. Ao invés disso, defende que abracemos uma compreensão mais abrangente do extraordinário impacto econômico e valores que a natureza oferece”, escreveu a ex-secretária-executiva do UNFCCC.

No ano passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi escolhido também pelo compromisso com o meio ambiente e o combate à mudança do clima. Na ocasião, o ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore, escreveu que a liderança de Lula “será crítica nesta década decisiva para a ação climática”.

Em novembro, Marina havia sido homenageada pela Time na lista Time100 Climate, que selecionou as 100 lideranças climáticas mais influentes do planeta no ano passado. A ministra também foi escolhida pela revista Nature como uma das 10 pessoas que ajudaram a moldar a ciência em 2023.

Outros nomeados

Marina foi incluída na categoria de “lideranças” da revista Time. Há ainda subdivisões para artistas, ícones, titãs, inovadores e pioneiros.

Além da ministra, outras 11 pessoas foram selecionadas por seu compromisso com o clima e a sustentabilidade — entre elas, a pesquisadora Suzanne Simard, professora de ecologia florestal na Universidade da Columbia Britânica, e Jigar Shah, diretor do Departamento de Energia do governo dos EUA que coordena programa de empréstimos para iniciativas de inovação energética em seu país.

Com informações do Gov.br

ÚLTIMAS NOTÍCIAS