Mulher

Marina Silva está na lista das personalidades mais influentes da Time

Ministra Marina Silva foi escolhida pela publicação como uma das 100 pessoas mais influentes de 2024


Foto: Roberto Moreyra/Agência O GLOBOMarina Silva
Marina Silva

 

O compromisso do governo brasileiro com o combate ao desmatamento e à mudança do clima foi destacado pela revista Time nesta quarta-feira (17/4), que escolheu a ministra Marina Silva como uma das 100 pessoas mais influentes de 2024. Segundo a publicação, a liderança da ministra no MMA está “reconstruindo a capacidade do Brasil de combater o desmatamento na Amazônia”.

A revista americana divulga anualmente uma lista das 100 pessoas mais influentes do planeta, escolhidas por grupo de editores e representantes escolhidos pelo periódico. A ministra é a única brasileira homenageada na edição de 2024.

“Como ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, [Marina] está reconstruindo a capacidade do Brasil de combater o desmatamento ilegal desenfreado na Amazônia”, diz o texto escrito por Christiana Figueres, ex-secretária-executiva da da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCC, na sigla em inglês).

Em 2023, com a retomada da governança e da fiscalização, a área sob alertas de desmatamento na Amazônia caiu 50% em comparação com 2022, segundo dados do sistema Deter, do Inpe. A redução evitou o lançamento na atmosfera de aproximadamente 250 milhões de toneladas de gases causadores do efeito estufa, equivalente às emissões anuais de um país como a Colômbia.

Figueres destaca também o compromisso da ministra com a transição energética do país e a produção descentralizada de energias renováveis. Reforça ainda que as agendas ambientais e climáticas são centrais na presidência brasileira do G20, fórum que reúne as principais economias do planeta.

“Internacionalmente, Marina defende que reconsideremos nossas perspectivas limitadas sobre o que a proteção da natureza pode nos custar. Ao invés disso, defende que abracemos uma compreensão mais abrangente do extraordinário impacto econômico e valores que a natureza oferece”, escreveu a ex-secretária-executiva do UNFCCC.

No ano passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi escolhido também pelo compromisso com o meio ambiente e o combate à mudança do clima. Na ocasião, o ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore, escreveu que a liderança de Lula “será crítica nesta década decisiva para a ação climática”.

Em novembro, Marina havia sido homenageada pela Time na lista Time100 Climate, que selecionou as 100 lideranças climáticas mais influentes do planeta no ano passado. A ministra também foi escolhida pela revista Nature como uma das 10 pessoas que ajudaram a moldar a ciência em 2023.

Outros nomeados

Marina foi incluída na categoria de “lideranças” da revista Time. Há ainda subdivisões para artistas, ícones, titãs, inovadores e pioneiros.

Além da ministra, outras 11 pessoas foram selecionadas por seu compromisso com o clima e a sustentabilidade — entre elas, a pesquisadora Suzanne Simard, professora de ecologia florestal na Universidade da Columbia Britânica, e Jigar Shah, diretor do Departamento de Energia do governo dos EUA que coordena programa de empréstimos para iniciativas de inovação energética em seu país.

Com informações do Gov.br

Deixe sua opinião: