Pensar Piauí

Maceió pode ter cratera do tamanho do Maracanã

A Defesa Civil de Maceió emitiu um comunicado alarmante, destacando que o colapso da mina da Braskem na cidade pode ocorrer a qualquer momento

Foto: DivulgaçãoMaceió
Maceió

A Defesa Civil de Maceió emitiu um comunicado alarmante, destacando que o colapso da mina da Braskem na cidade pode ocorrer a qualquer momento. A instituição permanece em alerta máximo, citando estudos que indicam um aumento significativo na movimentação do solo na mina 18, sugerindo a possibilidade iminente de rompimento e formação de um sinkhole, uma enorme cratera. A situação é considerada de risco extremo.

Diante do agravamento da situação, um gabinete de crise foi estabelecido de forma emergencial, e agentes da Defesa Civil Nacional foram enviados à cidade para auxiliar nas ações preventivas.

Quanto começou a ordem de evacuação?

Em junho de 2019 foram emitidas as primeiras ordens de evacuação para moradores do Pinheiro, Mutange e Bebedouro. Com o problema se agravando, a ordem também foi ampliada para parte do Bom Parto e do Farol.

Desde então, mais de 14 mil imóveis precisaram ser desocupados na região, afetando cerca de 55 mil pessoas e transformando áreas antes habitadas em bairros fantasmas.

Depois que a mineração foi apontada como a principal causa da instabilidade do solo, um intenso trabalho foi iniciado pela Braskem para fechamento e estabilização de 35 minas na região do Mutange e de Bebedouro, com profundidade média de 886 metros.

Contudo, após 5 tremores de terra somente no mês de novembro, a Defesa Civil de Maceió alertou para o "risco de colapso em uma das minas" próximo da lagoa Mundaú, a de número 18. 

O professor da UFAL Abel Galindo, engenheiro civil com mestrado em geotecnia pela UFPB, avalia que há uma grande probabilidade de o desabamento da mina 18 afetar também duas minas vizinhas, formando uma cratera em que caberia o estádio do Maracanã.

Com o desabamento, a água da lagoa, terra e detritos seriam escoados para dentro da cratera, provocando a formação de um lago com profundidade de 8 a 10 metros. Segundo a Defesa Civil, esse fenômeno tornaria a água da lagoa salgada e toda a área de mangue na região seria impactada "de forma bastante trágica".

Com informações do DCM e G1

ÚLTIMAS NOTÍCIAS