Pensar Piauí

Lula ligará para Papa Francisco, que nunca conversou com Bolsonaro

O argentino, que sempre se mostrou favorável a Lula, declarou no mês passado que a prisão do político foi injusta.

Foto: Reprodução/Ricardo StuckertPapa Francisco e Lula
Papa Francisco e Lula

 

Entre os compromissos que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem em sua agenda para a próxima segunda-feira (29), está uma ligação telefônica com o Papa Francisco. Nos quatro anos em que governou o Brasil, Jair Bolsonaro (PL) nunca teve qualquer contato, nem pessoal e nem telefônico, com o líder da Igreja Católica.

O petista e o religioso já se encontraram pessoalmente no Vaticano, em fevereiro de 2020, três meses após o atual chefe de governo deixar a prisão. O argentino, que sempre se mostrou favorável a Lula, declarou no mês passado que a prisão do político foi injusta. As informações são do blog de Lauro Jardim, no jornal O Globo.

“Deve-se impedir que determinada pessoa chegue a um cargo. Então, o pessoal o desqualifica e metem a suspeita de um crime. Faz-se todo um sumário, um sumário enorme. Para condenar, basta o tamanho desse sumário. ‘Onde está o crime aqui?’ Assim condenaram Lula”, cravou o pontífice, citando ainda o termo “lawfare”, que se refere à manipulação de leis em promoção de uma perseguição política.

Além de criticar a condenação do chefe do governo brasileiro, o Papa Francisco também elogiou Dilma Rousseff (PT). O religioso afirmou que a gaúcha foi cassada em 2016 por um “ato administrativo menor” e disse que a ex-presidente é “uma mulher de mãos limpas, uma mulher excelente”.

Com informações do DCM 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS