Pensar Piauí

Fies: estudantes convocados para lista de espera devem confirmar seleção até esta sexta (2)

Candidatos são chamados de acordo com a ordem de classificação para preencher as vagas remanescentes

Foto: ReproduçãoFIES 2022
FIES 2023

 

Estudantes inscritos no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) no primeiro semestre do ano têm até esta sexta-feira (2) para conferirem se foram convocados para ocuparem as vagas remanescentes do Programa. 

A lista de espera traz os nomes dos estudantes de acordo com a ordem de classificação para preencher as vagas que ficaram ociosas por conta de desistências. 

A lista pode ser acessada na página do Fies no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, plataforma do Ministério da Educação que reúne informações sobre os programas de ingresso no ensino superior que utilizam a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O candidato deve clicar em "Consulte aqui", no item sobre a convocação da lista de espera. Em seguida, é precisofazer login na conta gov.br usando CPF e senha no portal do Governo Federal.

Se selecionado na lista de espera, o próximo passo deve ser a complementação da inscrição. Depois, o estudante deve comparecer à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino em que vai estudar e se informar dos próximos passos. 

A CPSA é responsável por validar as informações e dar mais orientações ao estudante para que o financiamento seja realizado. A Comissão tem um prazo de até 10 dias para encaminhar o ingressante para o contrato de financiamento estudantil. 

O processo seletivo do Fies utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e contempla estudantes que possuam renda familiar de até três salários mínimos por pessoa.

Neste ano, o Fies oferta 112 mil vagas em instituições de ensino superior privadas. Quem ingressa pelo programa pode financiar o pagamento da graduação a partir do término do curso. 

O Fies não entra em contato com os pré-selecionados no processo seletivo. Por isso, é importante estar atento ao cronograma e não perder as datas. 
 

Com informações do Ministério da Educação 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS