Economia

Na Fetur, Rafael Fonteles reafirma apoio à indústria do turismo no Piauí

Governo vem investindo em malha viária, aeroportos e promoção do turismo em todo o Piauí.


Reprodução Na Fetur, Rafael Fonteles reafirma apoio à indústria do turismo no Piauí
Na Fetur, Rafael Fonteles reafirma apoio à indústria do turismo no Piauí

O Piauí sedia, pela primeira vez, a Feira de Turismo (Fetur) – Edição Piauí, nesta quinta-feira (8), no Centro de Convenções de Teresina. O evento marca o Dia Nacional do Turismo e reúne representantes de toda a cadeia turística do estado, autoridades públicas, empresários, especialistas e lideranças nacionais do setor, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento regional e posicionar o estado como destino estratégico no cenário turístico brasileiro.

Na cerimônia de abertura, o governador Rafael Fonteles destacou o turismo como uma indústria em expansão no Piauí e reafirmou o compromisso do governo em investir em infraestrutura e acessibilidade. “É uma diretriz nossa fomentar cada vez mais ações de promoção e garantir que os destinos turísticos do Piauí sejam acessíveis, seja pela malha rodoviária ou aeroviária. O litoral, a Serra da Capivara, as cachoeiras, o turismo histórico e religioso formam polos que queremos promover cada vez mais”, afirmou o governador.

O secretário estadual de Turismo, Daniel Oliveira, comemorou a realização da Fetur no estado e enfatizou a importância de fortalecer parcerias com a iniciativa privada. “Vamos reforçar nossos destinos e avançar na geração de emprego e renda. É um evento estratégico que envolve inclusão e encantamento”, declarou.

Com programação diversificada, a feira conta com expositores de diversos estados, painéis temáticos, rodadas de negócios e espaços dedicados à inovação, sustentabilidade e qualificação profissional. Para o presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Admaelton Bezerra Sousa, o evento representa um novo momento para o turismo no estado. “O Piauí é um berço do turismo que ainda precisa ser descoberto. A APPM será parceira do Estado para fazer esse potencial ser reconhecido no mundo”, pontuou.

Representando o setor empresarial, o presidente da Fecomércio, Valdecy Cavalcante, elogiou os investimentos do governo em infraestrutura. “Estamos presenciando uma revolução. Percorri mais de 20 mil quilômetros por estradas de boa qualidade, e os hotéis do interior estão preparados para receber bem. Isso é essencial para o avanço do turismo”, afirmou.

A relevância da Fetur foi também ressaltada por Alexandre Sampaio de Abreu, diretor da Confederação Nacional do Comércio. “Essa feira é um exemplo de como agregar valor ao turismo local e nacional”, disse.

Casos de sucesso como o da Ópera Serra da Capivara, apresentada pela diretora Sadia Castro, mostram o potencial do turismo cultural e científico no interior do estado. “Em 2017, recebíamos 12 mil visitantes por ano. Hoje, passamos de 40 mil. O interesse pelo evento atrai também quem busca conhecimento e natureza”, relatou.

Durante o evento, foi anunciada a nova rota da Latam entre Parnaíba e Fortaleza, com início previsto para setembro. O secretário Daniel Oliveira destacou a importância da aviação regional para integrar e dinamizar a atividade turística.

Já o governador Rafael Fonteles revelou que o Estado está elaborando um projeto de Parceria Público-Privada (PPP) para criar uma companhia aérea regional. “Queremos independência na nossa malha aérea. Nossa meta é ter voos diários para São Raimundo Nonato e Parnaíba”, declarou.

A Fetur – Edição Piauí segue como uma vitrine de oportunidades para o turismo do estado, com foco em inovação, desenvolvimento econômico e inclusão social.

Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: