Pensar Piauí

CPI da Covid não tem mulheres entre os integrantes

Das 12 senadoras, oito integram partidos que indicaram membros para a CPI

Foto: Agência SenadoMesa do Senado é ocupada por senadoras durante sessão
Mesa do Senado ocupada por senadoras durante sessão

Não há nenhuma mulher entre os 11 senadores que farão parte da CPI da Covid no Senado Federal. No total, a Casa conta com 12 senadoras em suas 81 cadeiras - o que equivale a cerca de 15%.

A instalação da CPI da Covid aconteceu na terça-feira (13), após leitura do requerimento por parte do senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), presidente da Casa. Nessa quarta (14), o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) referendou, por dez votos a um, a decisão do ministro Luís Roberto Barroso que obrigou a instalação da comissão.

Em março, o Senado criou a figura da líder da bancada feminina - cargo atualmente ocupado pela senadora Simone Tebet (MDB-MS). A liderança possui todas as prerrogativas oferecidas para líderes de partido ou bloco parlamentar — como possibilidade de orientar votações e de participar do colégio de líderes do Senado. A líder da bancada feminina tem também a prerrogativa de apresentação dos destaques na tramitação dos projetos.

A definição das vagas é feita pelas lideranças partidárias que têm direito a assento na comissão - o que é definido pelo princípio da proporcionalidade. Das 12 senadoras, oito integram partidos que indicaram membros para a CPI.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS