Saúde

Covid-PI: vacinação mostra resultados

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) também divulgou queda expressiva no número de internações

  • segunda-feira, 12 de julho de 2021

Foto: G1 PiauíVacina contra a Covid-19 em Teresina
Vacina contra a Covid-19 em Teresina

"Estamos otimistas, mesmo sabendo que ainda é precoce", diz enfermeira de um hospital particular de Teresina, em cujo posto da Covid, na manhã desta segunda-feira (12), haviam apenas 7 pacientes internados e todos estáveis. Ela observa ainda que idosos contaminados após vacinação evoluíram para formas leves da doença.

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) também divulgou queda expressiva no número de internações, de quase 70% (68,96%). De abril de 2020 a junho 2021, o HGV atendeu 1.536 casos da doença. Os indicadores são do 20° Informe Epidemiológico do hospital, correspondentes ao período de 1º de abril de 2020 a 31 de junho de 2021. No mês de junho deste ano, 87 pacientes deram entrada no HGV com a doença, uma redução de 68,96% em relação ao mesmo período do ano passado, que houve 147 admissões.

De acordo com o diretor-geral, Osvaldo Mendes, a queda seguiu a expectativa que após a imunização, os registros de novos casos iriam começar a cair, o que realmente aconteceu. “Temos observado que está havendo uma redução de internações da doença proporcional a ampliação da imunização. Pois a pessoa imunizada, mesmo que tenha a doença, tem menos probabilidade de apresentar um quadro grave da doença”, explica o médico.

O Piauí vem sendo destaque no Jornal Nacional e Fantásticvo como o estado com maior redução nos óbitos por COVID-19 em todo o país. O número de novos casos também vem diminuindo. A média de morte diária, segundo o Painel Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) vem apresentando uma tendência de queda de -46%. Os novos casos, uma  tendência de queda de -34%. Os dados do painel levam em conta os números dos últimos sete dias.

Foto: DivulgaçãoRedução de mortes/Piauí
Redução de mortes/Piauí

 

No Brasil 

Um estudo da UFPel (Universidade Federal de Pelotas) e divulgado pelo UOL aponta que quase 63 mil vidas de pessoas com mais de 60 anos foram salvas no Brasil em função da vacinação contra a covid-19. A pesquisa foi divulgada ontem pelo Fantástico, da TV Globo.

Uma projeção anterior, feita pelos mesmos pesquisadores, já havia calculado que a vacinação salvou cerca de 40 mil vidas entre pessoas com 70 anos ou mais. Agora, o estudo foi atualizado para incluir também a faixa etária de 60 a 69 anos, e chegou ao número de 62.955 vidas.

Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: