Pensar Piauí

Com quem Haddad prefere disputar o 2º turno em São Paulo

Ex-prefeito da capital paulista lidera as pesquisas de intenção de voto ao Palácio dos Bandeirantes até agora

Foto: Pt.orgFernando Haddad
Fernando Haddad

 

Líder nas pesquisas de intenção de voto ao governo de São Paulo até agora, o ex-prefeito Fernando Haddad (PT) prefere disputar um eventual segundo turno contra o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, do que contra o vice-governador paulista, Rodrigo Garcia (PSDB).

Segundo aliados, Haddad avalia ter mais chances de vencer o ministro de Jair Bolsonaro (PL) do que o aliado do governador João Doria (PSDB). A aposta de petistas é de que, nesse cenário, parte do voto dos eleitores de Garcia pode migrar para o ex-prefeito.

Já se o segundo turno for entre Haddad e Garcia, a avaliação no PT é de que os votos bolsonaristas migrariam para o candidato tucano. “Se for Haddad e Tarcísio vai ser plebiscito e todo mundo contra o Tarcísio”, argumentou um aliado de Haddad à coluna de Igor Gadelha.

No último dia 18 de fevereiro, pesquisa Ipesp mostrou o candidato petista no topo das intenções de voto. Haddad alcança 38% do eleitorado, quando apresentado como o nome apoiado por Lula e pelo ex-governador Geraldo Alckmin.

O único cenário em que o ex-prefeito não lidera é justamente quando Alckmin é colocado como possível candidato ao governo do estado.

Já Tarcísio alcança os 25% das intenções de voto, no cenário em que é apresentado como a escolha de Jair Bolsonaro para o Palácio dos Bandeirantes.

Sem o apoio explicito dos ex-presidentes, Haddad vai para 28%, seguido por Márcio França(PSB), com 18%. Rodrigo Garcia fica entre 3% e 7% das intenções de voto.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS