Pensar Piauí

Bolsonaro preparou discurso admitindo derrota, mas não leu

O material foi produzido pelo ex-ministro das Comunicações Fabio Faria

Foto: Reprodução/BandJair Bolsonaro
Jair Bolsonaro

 

O governo do ex-presidente Jair Bolsonaro preparou um discurso oficial para reconhecer a derrota para Lula após as eleições de 2022, mas o texto nunca foi lido publicamente.

O ex-ministro das Comunicações Fabio Faria foi quem produziu o material que está em posse da CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do 8 de janeiro, junto de outros e-mails trocados por ajudantes de ordens da gestão anterior. 

Fabio Faria discursou um dia após o segundo turno das eleições e enviou o texto de pronunciamento a ser lido por Bolsonaro. A sugestão foi remetida a Daniel Lopes de Luccas, um dos ajudantes de ordens do ex-presidente, com uma cópia para o então ministro das Relações Exteriores, Carlos França.

“Eu sempre disse que o Brasil está acima de tudo e Deus acima de todos e que daria minha vida pelo Brasil. Por esse motivo, não contestarei o resultado das eleições”, diz a sugestão de discurso. 

Bolsonaro só se manifestou sobre o resultado das eleições no dia 1º de novembro, dois dias depois da vitória de Lula. No período, ele ficou isolado no Palácio da Alvorada. Ele fez um discurso de dois minutos que não fazia menção à derrota e ao candidato vitorioso, Lula.