Pensar Piauí
Advogado

Luzinaldo Soares

Advogado

Fim do Estado Social Brasileiro: o grande crime do governo Bolsonaro

Foto: VejaBolsonaro

 

A ficha ainda não caiu para muita gente. As pessoas ainda não perceberam que a irresponsabilidade e omissão do Presidente da República vai gerar mortes principalmente entre os pobres do país.

Não serão os ricos, apoiadores do presidente, que irão morrer aos montes e sem atendimento médico. Serão os pobres. A culpa é do vírus? também, mas é principalmente do governo que aí está e sua política de extinção do estado-social brasileiro e de aumento da desigualdade.

A pandemia expôs as vísceras do principal tipo de corrupção que existe no País: o sistemático desmantelamento do Estado-social brasileiro e a exposição dos pobres do nosso país a condições desumanas de vida. Isso é um projeto que começou em 2016, com a entrada do neoliberalismo no Governo, durante a gestão Temer.

Naquela momento já se fizeram algumas reformas, principalmente a trabalhista, deixando os trabalhadores ainda mais precarizados e sem um colchão social que lhes permitisse atravessar com dignidade momentos de crise como o que vivemos atualmente.

Tal política foi aprofundada no governo atual. Educação, pesquisa, ciência, isso foi completamente rechaçado pelo atual governo e completamente esquecido. Saúde idem. O Governo trabalha desde o seu início para prestigiar os grandes planos de saúde e prejudicar o SUS. Não há pesquisa. Bolsas de estudo foram extintas em todo o país. O serviço público é atacado diariamente, com golpes graves aos direitos do servidores, que ao final e ao cabo, trabalham para atender a população mais vulnerável do país. As ciências humanas, fundamentais para estabelecerem as bases da nossa desigualdade e mesmo para possibilitar a construção de estratégias políticas de enfrentamento a miséria e à desigualdade, foram completamente desmanteladas. 

A pandemia, no entanto, deixou exposta o erro dessa estratégia. Aliás, o erro não, o grande crime que é essa estratégia: a exploração dos pobres, o fim do estado-social brasileiro e extinção dos seus direitos sociais e fundamentais. Contudo, não nos enganemos: O governo atual, com Bolsonaro e Paulo Guedes à frente, ainda vai trabalhar para desmontar o Estado brasileiro.  O projeto não acabou. Foi temporariamente suspenso. Como eu sei disso? Ora, eles foram eleitos para isso.

Vão esperar o fim da pandemia para dar o bote final. Aguardem e verão.

OBS: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do pensarpiaui.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS