Pensar Piauí
Advogado

Luzinaldo Soares

Advogado

Bolsonaro é responsável por Manaus e deve ser responsabilizado

Foto: Presidência da RepúblicaJair Bolsonaro
Jair Bolsonaro

 


Vejo que tem muita gente bem intencionada dizendo que o presidente Bolsonaro não teve culpa por Manaus.
Respeito essas pessoas, mas não é por aí. Em geral essas pessoas não conhecem o funcionamento da máquina pública no Brasil, nem levam em consideração o impacto social de campanha feita pelo Presidente da República usando todas as mídias nacionais.

Em relação ao funcionamento da máquina pública, é importante deixar claro que a ação de Estados e Municípios na ponta não implicam que o Governo Federal não tenha que atuar na Saúde. Cabe a União dar suporte para essas ações, atuar no planejamento e coordenar nacionalmente as ações. Não pode deixar isso ao bel prazer de cada município, nem dos Estados sozinhos, exatamente para que não tenhamos o caos e problemas como o de Manaus.

Cabe ainda registrar que o STF não tirou essa competência do Governo Federal. Apenas reafirmou que tal competência é concorrente, e que Estados e Municípios também tem competência para atuar, assim como a União. Agora imaginem o que teria acontecido se o STF tivesse deixado essa competência somente com o Presidente da República. Provavelmente teríamos o triplo de mortes que já temos hoje.

Outro ponto: a capacidade do Presidente da República de influenciar a ação das pessoas. Ele é o governante mais importante no País.

Pessoas mais simples, além dos seus próprios apoiadores, tendem a seguir os seus conselhos e orientações. Muita gente foi tomar vermífugo por incentivo dele. Outros tantos, foram para a rua e se aglomeraram porque ele disse que a covid era uma “gripezinha”. Ora, palavra é poder. Ela tem impacto na postura das pessoas. Muda comportamentos. Falar coisas absurdas como essas influenciaram muito no modo comportamental das pessoas e possivelmente contribuíram com o aumento de casos e de mortes pela covid.

Enfim, é preciso ter em conta que ações de propaganda do Presidente, assim como suas omissões e negligências administrativas, podem configurar crimes graves de responsabilidade. As pessoas devem ter em conta que o Presidente é o mandatário maior de uma nação, e responsável pelo bem-estar de cada brasileiro, e não só dos seus eleitores. Isso, infelizmente, ele não vem fazendo.      

OBS: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do pensarpiaui.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS