Piauí registra em quatro meses metade do total de empresas abertas em 2024
Crescimento impulsionado por digitalização, agilidade e atração de investidores

Nos quatro primeiros meses de 2025, o Piauí alcançou quase metade do total de empresas abertas em todo o ano passado. De acordo com a Junta Comercial do Estado (Jucepi), foram formalizadas 15.172 novas inscrições no primeiro quadrimestre, o que representa 49,97% das 30.359 empresas registradas em 2024.
Esse desempenho positivo é atribuído, em parte, à digitalização e desburocratização dos serviços da Jucepi. Com os avanços tecnológicos, o tempo médio para abertura de uma empresa foi reduzido para apenas 16 minutos.
“A facilidade que o empresário encontra hoje, com um ambiente ágil e simples para constituir uma empresa ou acessar outros serviços, é um diferencial importante”, afirma a presidente da Jucepi, Alzenir Porto.
Entre os segmentos com maior demanda por formalização estão o comércio varejista e atacadista, hotelaria e prestação de serviços. Alzenir também destaca um crescimento no porte das empresas que estão se instalando no estado.
Segundo ela, esse novo perfil empresarial está relacionado à atração de investimentos internacionais, impulsionada pelas viagens de promoção do Piauí realizadas pelo governador Rafael Fonteles.
“As empresas que estão chegando são significativamente maiores do que aquelas com as quais estávamos habituados. Sem dúvida, os atrativos apresentados pelo nosso governador, tanto em outras regiões do país quanto no exterior, têm sido determinantes para essa nova realidade”, conclui Alzenir.
Deixe sua opinião: