Saúde

Piauí oferece implantação gratuita de DIU e Implanon

Confira o que fazer para realizar o procedimento


Reprodução Piauí oferece implantação gratuita de DIU e Implanon
Piauí oferece implantação gratuita de DIU e Implanon; veja como garantir

A Secretaria da Saúde do Piauí (Sesapi) ampliou os serviços do Hospital da Polícia Militar (HPM), que agora disponibiliza, de forma gratuita, a opção de Planejamento Familiar para as mulheres piauienses. As pacientes podem acessar procedimentos como laqueadura e a implantação de métodos contraceptivos modernos e eficazes, como o dispositivo intrauterino (DIU) e o Implanon.

O DIU, um método anticoncepcional de longa duração (LARC), é considerado um dos mais eficazes, com uma taxa de sucesso superior a 99%. Ele consiste em uma pequena peça de plástico em forma de T inserida no útero. O Implanon, por sua vez, é um pequeno dispositivo inserido sob a pele do braço, que libera lentamente um hormônio que impede a ovulação e evita a gravidez.

“Estamos garantindo acesso democrático e gratuito ao DIU e ao Implanon, atendendo às necessidades das mulheres piauienses e promovendo saúde com dignidade. São dois métodos altamente eficazes e de longa duração, fundamentais para fortalecer a saúde pública em nosso estado”, destaca o superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo.

Como acessar o serviço?

Para realizar o procedimento, basta procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e solicitar o encaminhamento para o ambulatório de Planejamento Familiar do HPM. Com o encaminhamento em mãos, a paciente deve ligar para a Central de Marcação de Consultas e Exames, pelo telefone (86) 2222-7150, para agendar a implantação do DIU no HPM.

“Nossa equipe oferece um acolhimento humanizado. A paciente participa de uma conversa detalhada sobre os métodos disponíveis e, com o apoio da equipe, escolhe aquele que melhor se adapta ao seu perfil”, explica a ginecologista e obstetra Eneísa Luz, integrante da equipe de Planejamento Familiar do HPM.

Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: