Trabalho

Lula visita MST e deve anunciar medidas para reforma agrária

O presidente Lula visitará um assentamento em Minas Gerais, onde vai anunciar série de medidas para a reforma agrária


Reprodução Lula visita MST e deve anunciar medidas para reforma agrária
Lula visita assentamento em MG

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitará, nesta sexta-feira (3/3), um assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em Minas Gerais. Durante a visita, Lula deve anunciar um pacote de medidas voltadas à reforma agrária, em resposta às demandas do movimento, que tem cobrado maior agilidade na regularização de terras destinadas a assentamentos.

Esta será a primeira vez que o presidente visita um assentamento do MST em seu terceiro mandato. A relação entre o governo e o movimento tem sido marcada por tensões, especialmente devido à lentidão no avanço da reforma agrária. Em janeiro, lideranças do MST se reuniram com Lula no Palácio do Planalto e manifestaram insatisfação com o ritmo das ações nos dois primeiros anos de governo.

“Somente 3,5 mil famílias foram assentadas nos últimos dois anos. Nós não podemos admitir que, de um total de 65 mil famílias acampadas, apenas 3,5 mil tenham sido contempladas”, criticou João Paulo Rodrigues, integrante da Coordenação Nacional do MST, na ocasião.

Entre as medidas esperadas, o presidente deve assinar o decreto de assentamento do Quilombo Campo Grande, localizado na antiga Usina Ariadnópolis, no município de Campo do Meio (MG). De acordo com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, a iniciativa beneficiará cerca de 12 mil famílias.

Além disso, Lula deve anunciar novas políticas de ampliação de crédito para trabalhadores rurais, reforçando o compromisso do governo com o fortalecimento da agricultura familiar e a distribuição de terras.

Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: