Política

Eleições 2024: PT-PI reúne pré-candidatos a vereador e vereadora

O encontro acontece durante esta sexta-feira (5), em um auditório na avenida Frei Serafim.


Pensar Piauí/Renato Rodrigues Eleições 2024: PT-PI reúne pré-candidatos a vereador e vereadora
O presidente estadual do PT, João de Deus

Nesta sexta-feira (5) a Partido dos Trabalhadores (PT) reuniu pré-candidatos e pré-candidatas a vereador no seminário “Estratégias para vencer: encontro estadual de pré-candidatos a vereador e vereadora no Piauí”. O encontro ocorre em auditório de Teresina, reunindo cerca de 400 pessoas com o intuito de debater a política nacional e trazer luz à temas caros para o período eleitoral que se avizinha com orientações jurídicas, contábil e de comunicação.

As eleições de 2024 representam uma mudança fundamental para o petismo no Piauí, afinal, esta é a primeira vez em que o partido está organizado em 222 dos 224 municípios piauienses. Os números divulgados pelo PT dão conta de que haverão pelo menos 140 disputas para prefeito este ano, o que representa um alcance de 66,6% interior adentro. Os números para vereador crescem também exponencialmente com 203 municípios com chapa para vereador em um total de 1590 pré-candidaturas, sendo 1.038 masculinas e 552 femininas.

O evento teve início com uma explanação do deputado federal Merlong Solano sobre a atual conjuntura do Brasil. Através de sua explanação, o parlamentar piauiense pôde demonstrar como um Congresso e um Executivo que atuam de maneira alinhada podem contribuir para uma modificação significativa na aprovação de políticas públicas que olhem diretamente para o bem viver do povo. Apoio este que no governo Lula é um item raro, afinal, as eleições de 2020 elegeram um dos Congressos mais conservadores das últimas décadas do Brasil.

“Muito mais ainda temos que caminhar pela frente. As transformações estruturais, apesar do quinto governo presidido por um petista apenas começaram. É importante dar dois passos atrás e ver a herança que recebemos do governo passado e nós resolvemos em 18 meses de governo, como o calote dos precatórios e a falta de arrecadação dos impostos, disse Solano. Nós temos problemas na área política que não decorrem de má gestão, porque é difícil encontrar em qualquer outra fase da nossa história encontrar um governo que tenha entregue mais que o nosso em 18 meses de mandato, valorização real do salário, o combate eficaz para a retirada do Brasil do Mapa da Fome, o reajuste do Bolsa Família, a queda na taxa de desemprego, que está em 7,1%”, finalizou o parlamentar.

O pensarpiauí, presente no evento, conversou também com o presidente do Partido dos Trabalhadores no Piauí, João de Deus, confira a íntegra da entrevista logo abaixo:

Deixe sua opinião: